Outros
Alpha Notícias: A Ford apresenta um renovado Ka
Modelo está mais robusto e tem design inteligente e consumo eficiente
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O novo Ka Concept antecipa uma nova opção para os consumidores urbanos do segmento de entrada no Brasil e em outros mercados-chave em todo o mundo. O presidente do Conselho Mundial da Ford, Bill Ford, disse que “a Ford tem uma longa história no Brasil, trazendo desenvolvimento, empregos e crescimento para a região”. E completou que “o País está totalmente integrado à nossa estratégia de crescimento global, estamos empenhados em trazer para cá produtos de classe mundial e também em ajudar a região a criar veículos globais para o resto do mundo”.
O Ka Concept amplia o portfólio de carros compactos da Ford. Ele coloca a marca em posição estratégica para atender a crescente demanda mundial por veículos compactos, segmento que deverá crescer para cerca de 6,2 milhões de veículos até 2017. Com uma previsão de crescimento de 35% no período de 2012 a 2017, esse segmento deve superar em 12 pontos percentuais a taxa de crescimento da indústria, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda dos consumidores urbanos dos países em desenvolvimento.
Um veículo como o Ka Concept – forte precursor de um compacto mundial totalmente novo da Ford – poderá ser lançado em 2014. Projetado com muitos recursos normalmente reservados para veículos mais caros, ele oferece liderança em economia de combustível na categoria, interior espaçoso e confortável para cinco pessoas, o ar-condicionado mais eficiente de sua classe e uma série de tecnologias úteis, como um compartimento central para o encaixe de celular e outros dispositivos móveis, além de sistema de conectividade SYNC. Estas características são importantes para os consumidores de carros compactos, que exigem um pacote cada vez mais robusto de recursos por um preço acessível.
“O Ford Ka Concept é destinado a clientes dos mercados em crescimento que querem e esperam mais”, disse Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas, que participou da apresentação do novo conceito. “Ele vai encantar o consumidor com seu design elegante, tecnologia inteligente, qualidade de execução e acabamento. E também mostra a capacidade dos nossos times de design e engenharia da América do Sul de produzir novos projetos para atender os mercados mundiais. É realmente um novo marco do design e engenharia global da Ford”.
O Ka Concept é o segundo veículo desenvolvido pela Ford Brasil depois do EcoSport, utilitário esportivo compacto de grande sucesso. Ele será um produto chave para a marca em mercados emergentes como a América do Sul e a Ásia, que somados vão responder por 44% do mercado global de veículos compactos até 2017. O Ford Ka Concept posiciona a Ford como uma concorrente forte nesse segmento e é mais um exemplo do compromisso da estratégia One Ford de atender os clientes de todos os mercados com uma família completa de veículos.
Do ponto de vista de design, o Ka Concept incorpora muitos elementos da linguagem global da Ford, incluindo a grade dianteira trapezoidal e o trabalho apurado de superfície, que refletem o DNA da nova geração de veículos globais da Ford. O capô vincado transmite eficiência e precisão. Os faróis oblíquos denotam uma proposta arrojada e contribuem para o alongamento visual da carroceria. A lateral exibe vincos ascendentes que criam a sensação de movimento. A linha do teto avança na traseira até o aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, com lanternas amplas e linhas que ajudam a criar uma aparência robusta.
O Ford Ka Concept tem também o melhor design interno da categoria, com uma qualidade de acabamento raramente encontrada nesse segmento. Suas soluções inteligentes incluem uma rede porta-objetos ao lado do console e um compartimento no painel que servirá como ponto de conexão do motorista com o mundo da mobilidade.