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Alpha Notícias: BNP Paribas Cardif do Brasil ultrapassa R$ 1,4 bi de faturamento
Lucro antes dos impostos subiu de R$ 3 milhões, em 2007, para R$ 213 milhões, no ano passado
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Mesmo com o baixo crescimento da economia nacional, a BNP Paribas Cardif do Brasil, subsidiária do BNP Paribas Cardif, braço segurador do BNP Paribas, alcançou R$ 1,456 bilhão de faturamento em 2013, avanço de 40% em relação ao ano anterior. Nos últimos sete anos, período em que colocou em prática estratégias de diversificação de produtos, multiplicidade de canais de distribuição e aproximação dos parceiros, o salto chegou a 472%.
A evolução é ainda mais expressiva quando comparados os lucros antes dos impostos dos exercícios: partiu de R$ 3 milhões, em 2007, e atingiu R$ 213 milhões no último ano. Frente a 2012, o crescimento foi de 65%. As cifras conferiram à filial brasileira a 3ª posição no ranking global do Grupo.
Este resultado reflete o sucesso das estratégias da companhia, bem como desempenho do mercado de seguros, que anualmente tem superado a variação do PIB (Produto Interno Bruto). O segmento conta com o aumento do poder de consumo do brasileiro que, agora, possui novas necessidades e condições financeiras para adquirir seguros.
“Os resultados de 2013 foram impressionantes, porém, o que mais nos satisfaz é o trabalho consistente que a BNP Paribas Cardif do Brasil vem construindo há sete anos no País, por meio de uma base sólida de parcerias comerciais, produtos diversificados e multiplicidade dos canais de distribuição”, destaca Adriano Romano, presidente da companhia.
A empresa cresceu bem acima do setor. Conforme dados da consultoria Siscorp, que teve como base os balanços das seguradoras, o mercado brasileiro avançou 9,9% em 2013, na comparação com 2012.
“Estamos focados na melhoria da experiência de venda no parceiro, para atingir de maneira correta seu público-alvo, ampliando a fidelização dos clientes e a rentabilidade de seu negócio. Além dos investimentos em parcerias comerciais, investimos em treinamento, campanhas de incentivo e sistemas tecnológicos mais eficazes”, explica Romano.
A BNP Paribas Cardif do Brasil está atuando focada na experiência do cliente final, apoiando a sustentabilidade a longo prazo da empresa. Esse processo é amplo e inclui o desenvolvimento de produtos acessíveis, que estão cada vez mais voltados para as necessidades práticas dos consumidores, devido a revisão e implantação de melhorias, como processos mais transparentes e menos burocráticos, além da contínua melhoria nos canais de atendimento ao cliente em qualquer ponto de contato com a seguradora e seus parceiros. “Além disso, estamos atualizando os materiais e métodos para treinar nossas equipes e dos parceiros. Este projeto está alinhado com o mercado e as expectativas da BNP Paribas Cardif em relação à qualidade e a transparência do processo”, diz Romano.
Desempenho das empresas
No ano passado, a BNP Paribas Cardif do Brasil comercializou mais de 17 milhões de seguros individuais, que renderam o aumento de 40% no faturamento. O crescimento abrange suas quatro empresas:
· Cardif Vida – R$ 920 milhões;
· Cardif Garantias – R$ 270 milhões;
· Luizaseg (joint venture com a rede varejista Magazine Luiza) – R$ 266 milhões;
· Cardif Capitalização, cujo resultado está consolidado em Cardif Vida – R$60 milhões*.
O lucro antes dos impostos também reflete o comportamento das quatro empresas:
· Cardif Vida – R$ 170 milhões;
· Cardif Garantias – R$ 10 milhões;
· Luizaseg – R$ 33 milhões;
· Cardif Capitalização, cujo resultado está consolidado em Cardif Vida – R$ 1,5milhão*.
*Os valores de Cardif Capitalização já estão incluídos em Cardif Vida e não devem ser repetidos no faturamento final.
Produtos e canais de distribuição
Na divisão por produtos, destacam-se o Proteção Financeira e a Garantia Estendida que, juntas, respondem por 88% do faturamento. O desempenho de 2013 é consequência de dois fatores em especial: o esforço da companhia em colaborar proativamente para que seus parceiros aumentem sua eficiência em seus canais de distribuição e vendas de qualidade, trabalhando em conjunto e agregando valor a eles; e o avanço do poder de consumo das classes emergentes no mercado de bens, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
“A Garantia Estendida foi especialmente beneficiada pelo aquecimento do mercado de consumo, uma que vez que os brasileiros perceberam a importância do seguro e, agora, possuem mais possibilidades financeiras para adquiri-lo. Além disso, os investimentos da BNP Paribas Cardif do Brasil em seus canais de distribuição e vendas de qualidade, por meio das parcerias, estimularam a venda do produto”, analisa Romano.
Neste sentido, a companhia tem cases de sucesso, como a Luizaseg, joint venture constituída com o Magazine Luiza exclusivamente para a comercialização da Garantia Estendida.
Para este ano e os próximos, a BNP Paribas Cardif do Brasil pretende prosseguir com suas estratégias de diversificação de produtos, investimentos em parcerias comerciais e em tecnologia, além de explorar novos mercados. Também intensificará projetos em setoresnos quais já atua, e que possuem potencial de maior desenvolvimento, como o automotivo e o varejista.
“A longo prazo, pretendemos focar nestes dois segmentos, que ainda têm muito a oferecer, e investir esforços para consolidar nossa marca neles. Para alcançar nossos objetivos, podemos adaptar ou mudar as estratégias e planos, de acordo com as circunstâncias e oportunidades, mas seguimos focados e flexíveis, sempre”, destaca Romano.
Novas regulamentações
2013 também foi destacado pelas novas regulamentações da Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP), que visa garantir a proteção legal para os consumidores e tornar o mercado de seguros nacional mais transparente e organizado. “Estamos vivendo um marco regulatório, cujo objetivo é organizar, proteger e formalizar o mercado de seguros em benefício dos consumidores e as empresas do setor. A companhia acredita na importância de estabelecer regras que ajudarão a aumentar a transparência e a excelência na prestação de serviços “, finaliza Romano.
