Executivo já foi presidente da ACEA em 2009

Texto: Redação
Foto: Divulgação

O Conselho de Administração da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) elegeu Carlos Ghosn como seu novo presidente. O executivo assume o lugar de Philippe Varin, o ex-presidente do Conselho de Administração da PSA Peugeot Citroën. Esta alteração passa a vigorar imediatamente.

Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA disse que “Carlos Ghosn conduzirá a ACEA durante um importante período de transição política na Europa”.

Sobre Carlos Ghosn

Carlos Ghosn se juntou a Michelin em 1978 como gerente da fábrica de Le Puy, na França. Tornou-se diretor de operações das atividades da marca na América do Sul, com sede no Brasil, antes de ser nomeado presidente e CEO para as operações na América do Norte em 1989. 

Chegou na Renault como Vice-Presidente Executivo em 1996. Além de supervisionar as atividades da Renault no Mercosul. Carlos Ghosn se juntou a Nissan Motor como COO em junho de 1999 e foi nomeado CEO em junho de 2001.

Presidente da Renault desde maio de 2005, ele continua a ser presidente e CEO da Nissan. Foi nomeado presidente e CEO da Renault em 6 de maio de 2009. Ele também diretor da AvtoVAZ e membro do conselho de administração do banco Itaú.