Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
A Great Wall Motors Brasil – GWM anunciou investimentos no Brasil de mais de R$ 10 bilhões em dois ciclos: cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025.
“O mercado brasileiro não é apenas o líder na América Latina, mas também um dos dez maiores mercados onde a GWM inicia a produção local fora da China. O Brasil é definitivamente nosso pilar estratégico para fazer acontecer a nossa meta para 2025”, afirma Koma Li, Chief Operating Officer (COO) da GWM Brasil.
A GWM chega ao País para montar a sua maior base de produção fora da China, com o objetivo de se tornar um centro de exportação para a América Latina. A operação será realizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, a 170 quilômetros da capital – na fábrica adquirida em 2021 da Mercedes-Benz, que será totalmente modernizada, terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano. A expectativa da GWM é ter um faturamento anual de R$ 30 bilhões em 2025.
A fabricante vai lançar no mercado brasileiro uma linha de SUVs e picapes híbridos e elétricos. Os modelos com motorização híbrida vão unir sustentabilidade e o prazer de dirigir com opções de configuração que variam de 230 a 430 cavalos de potência e 410 Nm a 762 Nm de torque. Na prática, esses números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h de 7,2 segundos a apenas 4,8 segundos e consumo de combustível de 75 km/l a inacreditáveis 208 km/l no uso combinado do motor elétrico com o motor a combustão como apoio.
Esses valores de consumo só são possíveis porque a GWM vai oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 quilômetros. Esse modelo ainda é capaz de recarregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos.
“A GWM nasce como líder na produção de veículos inteligentes de nova energia. A marca oferece a experiência de dirigir um carro elétrico com a tranquilidade de ter o suporte de um motor a combustão para longas distâncias. Isso gera a potência e o torque inigualáveis do carro elétrico e um baixíssimo consumo por conta do apoio da bateria”, explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil.
Outra novidade tecnológica é que a GWM já está iniciando parcerias para estudos de uso de etanol como fonte de geração de hidrogênio para veículos com célula de combustível.
“A GWM é a primeira empresa na China que forma parte da Comissão Internacional do Hidrogênio e tem vários projetos de pesquisa para as diferentes aplicações desse gás como elemento de propulsão. Pretendemos utilizar a unidade no Brasil como base de conhecimento na realização de acordos com Universidades e Centros Tecnológicos Brasileiros visando desenvolver pesquisa que, por exemplo, inclua o uso do etanol como fonte de hidrogênio”, comenta Pedro Bentancourt, Chief Relations Officer (CRO) da GWM Brasil.
Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.
Para diversificar a atuação da montadora no Brasil e poder oferecer a melhor opção para cada perfil de consumidor, a GWM vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road inteligentes, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes.
Até 2025, no primeiro ciclo de investimento, serão lançados dez modelos, com previsão de chegada do primeiro veículo no quarto trimestre deste ano, como importado, enquanto o primeiro veículo produzido no Brasil será lançado no segundo semestre de 2023.
Em um segundo momento, virá a linha Ora, uma marca premium exclusivamente movida a bateria. Ela será a primeira marca pura 100% de carros elétricos no Brasil.