Connect with us

Alpha Notícias: Hyundai investe R$ 500 milhões no Brasil para produzir 70 mil motores por ano

Published

on



Operação industrial da marca começou no País em de setembro de 2012 e já contabiliza mais de 1,7 milhão de veículos fabricados


Como parte das comemorações dos dez anos do início da operação da sua fábrica no Brasil, a Hyundai abriu as portas de sua novíssima fábrica de motores, que opera com tecnologias alinhadas aos conceitos de Indústria 4.0 e com as mesmas características que asseguram a qualidade mundial da marca.

“Nossa nova planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil. Além dos novos postos de trabalho criados, contribuímos positivamente em outras áreas da nossa comunidade local. Trabalhamos em colaboração com universidades e escolas técnicas em programas de estágio e intercâmbio de conhecimento, compartilhando nossas instalações, peças e motores com essas instituições para apoiar o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais”, afirmou Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul.


Com investimento de R$ 500 milhões, a nova fábrica de motores tem área construída de 17.721 m² e levou pouco mais de um ano para ser finalizada. Sua capacidade inicial de produção é de 70 mil motores ao ano, que serão fabricados por 256 novos funcionários. Esta é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina.

Durante as obras da nova fábrica de motores, a Hyundai adotou ações para reduzir seu impacto no meio ambiente. As iniciativas vão desde o zero descarte de resíduos para aterros sanitários, até o projeto em si, que prioriza iluminação natural ou em LED, captação de água da chuva para reuso e um modelo de construção com vedação termoacústica, que oferece benefícios vitalícios para o ambiente de trabalho adequadamente climatizado.


“A Hyundai entende o potencial que o mercado oferece e busca crescer de maneira sustentável, sem renunciar à ambição perante as oportunidades. Piracicaba produziu em 2021 o automóvel mais vendido do Brasil, o Hyundai HB20. E agora irá produzir na mesma planta motores que irão equipar esse modelo. A nova fábrica é uma das ferramentas que teremos para seguir crescendo e encarando os desafios do setor, sempre com foco na qualidade que é marca registrada da Hyundai no mundo”, completou Joel Anjos, diretor da Fábrica de Motores e de Qualidade da Hyundai Motor no Brasil.

No complexo industrial de Piracicaba é produzido desde 20 de setembro de 2012 o Hyundai HB20, nas versões hatch e sedã, exclusivamente desenvolvido para o Brasil. O modelo criou, a partir de seu lançamento, um novo patamar para o segmento ao trazer de série itens como freios ABS e airbags, antes mesmo de serem obrigatórios, computador de bordo, ar-condicionado e trio elétrico (portas, vidros e alarme).

No final de 2016, começa a ser produzido nas mesmas linhas de montagem o SUV global Hyundai CRETA que, para o Brasil, recebeu itens de design e especificação também exclusivos, tornando-se uma das opções mais atraentes deste competitivo segmento.

De lá saíram mais de 1,7 milhão de veículos, entre versões do Hyundai HB20 e Hyundai CRETA, modelos que rapidamente se posicionaram entre os líderes de seus respectivos segmentos. Com o terceiro turno introduzido logo após o primeiro ano de funcionamento, o complexo industrial tem capacidade para produzir 210 mil veículos anualmente e acaba de ser ampliado com a nacionalização da produção de motores.

“O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico, tanto em vendas internas quanto como polo de exportação. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país e na região das Américas Central e do Sul. Inquestionavelmente, a Hyundai Motor Brasil tem desempenhado um papel fundamental em nosso crescimento sustentável”, finalizou Euisun Chung, Executive Chair mundial do Grupo Hyundai Motor.