Connect with us

Alpha Notícias: Honda traz para o Brasil versão do Civic com motorização mais eficiente

Published

on



Modelo agora é híbrido e tem preço a partir de R$ 244.900,00


Após encerrar a produção do Civic no fim de 2021, a Honda traz para o Brasil a versão importada híbrida, equipada com a tecnologia e:HEV, fabricado na Tailândia e com preço a partir de R$ 244.900,00.

O sistema de propulsão híbrido do Honda Civic conta com um motor elétrico de 184 cavalos e outro motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cavalos. Um segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU — Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.


De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem essa motorização tem consumo de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, com nível de eficiência energética de 1,21 MJ/km.

O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão, que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias etc.


Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico. O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão.

Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.


A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

No projeto do Honda Civic híbrido, a engenharia criou uma carroceria com três volumes bem definidos, com as linhas do para-choque e do capô conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED. Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si.

Internamente se destaca a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.


O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo. Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há ainda ajustes elétricos para motorista e passageiro.

O porta-malas do Civic híbrido tem 495 litros e ao destravar a tampa pelo botão na chave ou na porta do motorista, ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura. Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo equilibra a velocidade do movimento.

Outro destaque do modelo é a conectividade: condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz, com acesso ao Apple CarPlay e Android Auto.


Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.

No painel de instrumentos digital de 10,2” colorido é possível visualizar diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização e compreensão imediata dos dados prioritários, como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo.

Ainda no painel é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do modelo.

O Civic híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias, como chave com partida remota do motor, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.


Assim como nos demais modelos da Honda, o Civic híbrido conta com o SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade.

Ele oferece as funções, ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB – Ajuste automático de farol.

A lista dos equipamentos de segurança tem ainda: assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.

Duas exclusividades que chegam com o Honda Civic híbrido: We Power e airbags laterais na traseira. O We Power é um instrumento que age como uma espécie de conta-giros, mas que substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência.


Com os airbags laterais também na traseira o modelo conta com oito no total: dois frontais, dois de cortina e quatro laterais, sendo dois na dianteira e, como citado anteriormente, dois na traseira.

A plataforma de conectividade myHonda Connect também está presente no Civic híbrido e reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços: diagnóstico, alerta de velocidade, cerca geográfica, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão.

Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, adicionando: notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.

As cores disponíveis para o Civic híbrido são Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas).

O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.