Connect with us

Alpha Testes: Haval estreia em grande estilo no Brasil com o H6 GT

Published

on



SUV tem motorização híbrida com 393 cavalos de potência


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

 O Jornal Alpha Autos fez parte do início da história da GWM – Great Wall Motor no Brasil ao participar da apresentação e avaliação do híbrido plug-in Haval H6 GT PHEV AWD 2024 no autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. Esse modelo, embora fabricado na China, trata-se de uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro.

“O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 km, sem igual no mercado brasileiro. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido”, explicou Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil, durante a coletiva de imprensa.


Importante esclarecer que GWM não é a marca do modelo, mas o nome da fabricante. Detentora de algumas marcas de veículos, no Brasil serão comercializadas, além da Haval, especializada em SUVs, as marcas Poer, especializada em picapes e a Tank, que tem veículos off-road de luxo.

O Haval H6 GT é um híbrido plug-in que tem uma inédita autonomia 100% elétrica de 170 quilômetros, a maior do seu segmento. E tem mais: o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.


Isso é possível graças a motorização com a tecnologia e-Traction, que é composta por um motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse conjunto entrega 393 cavalos de potência combinada e 762 Nm.

A tecnologia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio, para atuar em condições específicas. Por isso, o 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.

Devido a essa configuração de powertrain, o Haval H6 contará sempre com tração permanente All Wheel Drive (AWD), na qual essa tração é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas.


A bateria do modelo pode ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC), que costuma ser exclusividade de veículos 100% elétricos. O tempo mínimo de recarga AC (0 a 100%) é cerca de 5 horas (taxa máxima de 6,6 kW/h) e de recarga DC (10% a 80%) é cerca de 29 minutos (taxa máxima de 48 kW/h).

Sem preço definido, o Haval H6 GT será comercializado no Brasil em versão única de equipamentos, equipado sempre com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com as cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo acesso aos mais avançados recursos de direção ativa.

Seu interior conta com acabamentos que simulam fibra de carbono e revestimento de tecido suede em bancos, portas, console e painel, além da exclusiva câmera de reconhecimento facial, que tem a função de monitorar o nível de fadiga e distração do motorista e ainda de fazer a personalização dos ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo.

A nacionalização do Haval H6 GT contou com a reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia traz um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.


O sistema de direção também recebeu atenção especial com ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas. Outra mudança foi com a suspensão, que foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais.

O Haval H6 GT conta com freios a disco nas quatro rodas, ventilados no eixo dianteiro, e rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta, calçadas unicamente por pneus Michelin na medida 235/55 R19.

Outros recursos presentes no Haval H6 GT são o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º.

Entre os recursos exclusivos estão o Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões, e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

O nível de equipamentos do Haval H6 vai incluir ainda outros itens de tecnologia, segurança e conforto, como update de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. O Haval H6 GT traz ainda como exclusividade um sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W fornecido pela JBL.

Pré-reserva pelo Mercado Livre


A pré-reserva da linha Haval H6 PHEV está acontecendo na loja virtual da GWM dentro do Mercado Livre. Os interessados em adquirir um H6 Premium ou um H6 GT, já no ano-modelo 2024, poderão fazê-lo deixando um adiantamento de R$ 9.000,00 que poderá ser pago por Pix ou boleto e ficará depositado em uma conta no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre.

Quem fizer o depósito do adiantamento poderá selecionar uma das unidades, inclusive a cor da carroceria, que foram produzidas no início do ano e já foram embarcadas na China, com data de chegada ao Brasil programada para o mês de abril, quando serão entregues aos clientes.

A parceria da GWM com o Mercado Livre garante que o consumidor poderá desistir da compra do Haval H6 a qualquer momento até a hora da entrega do seu veículo. Nesse caso, o reembolso será rápido e sem burocracia. Após a solicitação da desistência da compra, o reembolso para quem pagou no Pix cai no domicílio bancário do cliente, enquanto o reembolso do boleto cai na conta digital do consumidor do Mercado Pago.

A compra é válida para qualquer cidade do território nacional e está limitada a uma unidade do H6 Premium ou do H6 GT para cada CPF ou CNPJ.

Outra interessante novidade é que a partir de março, a rede de pontos de vendas e serviços da GWM vai iniciar os test-drives da linha Haval H6 para o público. A previsão é que já no primeiro semestre sejam inaugurados 50 pontos no Brasil inteiro, que serão suficientes para cobrir 100% do território nacional.

Os veículos serão entregues diretamente na casa do cliente em qualquer uma das 5.570 cidades brasileiras pelo serviço Home Delivery, com data e horário previamente agendados, ou poderão ser retirados num dos pontos de venda e serviços da GWM, conforme o desejo do comprador.