Connect with us

Notícias

Relatório de Sustentabilidade celebra os pioneirismos da Volkswagen em 70 anos no Brasil

Published

on

A Volkswagen do Brasil apresentou o Relatório de Sustentabilidade 2023, que detalha ações, estratégias e avanços da empresa em sua pauta ESG – Ambiental, Social e Governança. Para acessar o relatório, visite o site www.vw.com.br e no menu, acesse ‘Marca e Experiência’ e ‘Sustentabilidade’.

O Relatório de Sustentabilidade traz as iniciativas que impulsionam a estratégia ACELERA VW, com a meta de tornar a empresa cada vez mais Diversa, Digital, Ágil, Centrada no Cliente e Neutra em Carbono

“É uma honra compartilhar a evolução da pauta ESG da Volkswagen do Brasil em nosso Relatório de Sustentabilidade 2023. Nesta edição, celebramos o legado de 70 anos da Volkswagen no País e as novas conquistas em direção à mobilidade neutra em carbono, inovação tecnológica, Diversidade & Inclusão, bem como as contribuições para o desenvolvimento econômico e os avanços na descarbonização de nossas fábricas”, afirma a diretora de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, Silene Chiconini.

Publicado exclusivamente em versão digital, o Relatório de Sustentabilidade 2023 da Volkswagen do Brasil detalha as principais iniciativas que impulsionam a estratégia ACELERA VW, com o objetivo de tornar a empresa cada vez mais Diversa, Digital, Ágil, Centrada no Cliente e Neutra em Carbono. São sete capítulos: Mensagem do CEO, Especial 70 Anos, A Volkswagen do Brasil, Estratégia e Gestão, Pessoas, Fábricas e Fornecedores.

Impulsionando o desenvolvimento

O relatório traz os pioneirismos e inovações da Volkswagen do Brasil ao longo de seus 70 anos no País. Além de desenvolver veículos e processos que impulsionam o progresso da mobilidade sustentável, a Volkswagen tem papel importante na evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda, fomentando a inovação e contribuindo com uma sociedade ambientalmente responsável.

Projetos sociais, apoio a pesquisas e investimentos em novas tecnologias demonstram o compromisso da Volkswagen com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Advertisement

Mais de 200 mil colaboradores construíram a história de 70 anos da Volkswagen do Brasil, que é atualmente a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de veículos produzidos. É também a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas.

Volkswagen investe R$ 16 bilhões e lançará 16 novos carros até 2028

O Relatório 2023 também destaca os investimentos robustos da Volkswagen, que comprovam a confiança da marca no Brasil e na Região América Latina. Em fevereiro de 2024, a Volkswagen mais do que dobrou seus investimentos para R$ 16 bilhões e anunciou uma nova ofensiva que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, Total Flex e 100% elétricos.

No primeiro momento, esse aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil: são quatro novos veículos, sendo uma pick-up, um novo motor para veículos híbridos e uma nova plataforma tecnológica, flexível e sustentável.

Em 2023, nove lançamentos em diferentes segmentos impulsionaram a Ofensiva de Produtos da Volkswagen do Brasil: Novo Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T-Cross The Town, Saveiro, Tiguan e os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz. E vêm muito mais por aí.

Rumo à mobilidade neutra em carbono

A caminho de uma mobilidade sustentável para todos, a Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris e conta com a estratégia global Way to Zero, com a meta de ser neutra em carbono até 2050 em produtos e processos, considerando todas as unidades da empresa.

Advertisement

A Volkswagen do Brasil trabalha fortemente para a conquista desse objetivo. Em 2023, a empresa deu início à sua estratégia de eletrificação com o lançamento dos 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz. Também foi pioneira no Brasil a receber o certificado Lixo Zero multisites, que atesta que todas as unidades da empresa no País destinam corretamente seus resíduos.

Em 2023, a Volkswagen do Brasil recebeu o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), atestando que todas as unidades utilizam energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis. Conquistou ainda o Selo Ouro no inventário GHG Protocol, metodologia que calcula emissões para descarbonização.

Novas parcerias foram firmadas pelo departamento de pesquisas Way to Zero Center, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, incluindo biocombustíveis.

E em 2024, a Volkswagen do Brasil será a primeira fabricante de veículos do País a utilizar gás natural renovável (biometano) nas fábricas Anchieta e Taubaté. No total, serão mais de 50 mil m3 diários de biogás utilizados principalmente no processo produtivo da Pintura das carrocerias das duas fábricas, com uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 comparando com a alternativa fóssil.

Empregadora de excelência com foco em Diversidade & Inclusão

A Volkswagen do Brasil tem as pessoas como prioridade e atua para ser uma empregadora de excelência. Em 2023, a empresa recebeu a certificação Great Place to Work pelo 2º ano consecutivo e o Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Também entrou para o ranking Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, da Randstad, como uma das empresas mais atrativas para trabalhar no País.

Advertisement

Em 2023, foram celebrados os 50 anos do SENAI Volkswagen, que já ofereceu formação de excelência a mais de 7 mil jovens na fábrica Anchieta.

Com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, a Volkswagen do Brasil desenvolve um trabalho de governança corporativa que contempla um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê Executivo da empresa.

Entre as diversas ações, a empresa oferece vagas afirmativas para públicos diversos em processos seletivos de cargos efetivos, estágio, trainees e demais posições na empresa, incluindo lideranças. Em 2023, a Volkswagen do Brasil se tornou a única fabricante de automóveis do País signatária de cinco movimentos sociais que abrangem os pilares de Diversidade & Inclusão trabalhados na empresa (Gênero, LGBTQIA+, Gerações, PcD e Raças & Etnias).

“A publicação do relatório demonstra o nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade corporativa, revelando ações, desafios e oportunidades que impulsionam os nossos negócios e nos ajudam a construir um futuro sustentável para todos”, finaliza Chiconini.

Advertisement

Copyright © desde 2013 Alpha Autos