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Coluna “Mecânica Online”: Descarbonização – Muito além do escapamento
A descarbonização completa de veículos vai além das emissões de escapamento e deve abranger toda a cadeia produtiva, desde a extração de matérias-primas até a reciclagem, segundo João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios Stellantis.
A ênfase excessiva nas emissões de escapamento pode levar a uma visão incompleta do problema climático, negligenciando outras fontes significativas de emissões ao longo do ciclo de vida dos automóveis.
Análise da cadeia produtiva é essencial para a verdadeira descarbonização, afirma especialista
O desafio da descarbonização começou na Era Industrial, quando o uso intensivo de combustíveis fósseis aumentou a temperatura média da Terra. Este aumento está diretamente ligado às emissões de CO₂, que perturbam a camada de ozônio e contribuem para o efeito estufa.
No entanto, focar apenas nas emissões do escapamento ignora a complexidade e as diversas fontes de emissões ao longo do ciclo de vida de um veículo.
Descarbonizar significa considerar cada etapa da vida útil do veículo, desde a extração das matérias-primas até a fabricação, uso e reciclagem
Um automóvel começa sua jornada com a extração de elementos da natureza, como ferro e bauxita, que são transformados em componentes nas fábricas dos fornecedores. Cada transporte dessas peças, a montagem final e a logística envolvida contribuem para as emissões de CO₂.
Durante a fase de uso, o tipo de combustível – seja fóssil, biocombustível ou eletricidade – também impacta as emissões.
Mesmo fontes de energia consideradas limpas, como a eletricidade hidrelétrica predominante no Brasil, não são totalmente isentas de emissões de CO₂ devido à decomposição de material orgânico nas represas.
Uma vantagem dos biocombustíveis, como o etanol, é que suas emissões de CO₂ podem ser parcialmente compensadas pela fotossíntese das plantas utilizadas para sua produção. No entanto, essa neutralização não é completa, já que a produção e o transporte do etanol ainda dependem de máquinas a diesel.
João Irineu destaca que, apesar das pressões por uma rápida transição para veículos elétricos, uma abordagem equilibrada e gradual é essencial.
Países em desenvolvimento, como o Brasil, enfrentam desafios econômicos e sociais significativos se tentarem uma mudança brusca.
A eletrificação total requer investimentos massivos em infraestrutura de baterias e novas tecnologias, algo que não pode ser feito da noite para o dia.
Os compromissos assumidos em conferências internacionais, como a COP 21, 26 e 27, são fundamentais para atingir o Net Zero, mas devem ser implementados considerando todo o ciclo de vida dos produtos.
Países como China, Estados Unidos e Comunidade Europeia são grandes emissores de CO₂, não apenas pelo transporte, mas também pela geração de energia.
Descarbonizar a cadeia inteira de produção de veículos é uma tarefa complexa que requer colaboração de todos os setores.
Desde a agropecuária até a indústria energética, todos devem contribuir para uma solução sustentável. No Brasil, onde a matriz energética é relativamente limpa, a integração de biocombustíveis com tecnologias híbridas pode ser um caminho viável e equilibrado para a descarbonização.
O fluxo de mudanças na cadeia produtiva, especialmente no contexto de descarbonização e transição para tecnologias mais sustentáveis, deve ser bem planejado e executado de forma gradual e integrada. Aqui estão algumas etapas e considerações importantes:
1. Avaliação Inicial e Planejamento Estratégico
– Análise de Impacto: Realizar uma análise detalhada do impacto ambiental, econômico e social das mudanças propostas.
– Definição de Metas: Estabelecer metas claras e alcançáveis de descarbonização e eficiência energética, alinhadas com acordos internacionais como o Acordo de Paris (COP21, COP26 e COP27).
2. Desenvolvimento de Tecnologias
– Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Investir em P&D para desenvolver tecnologias mais limpas, como motores mais eficientes, biocombustíveis avançados, veículos elétricos e híbridos.
– Parcerias e Colaborações: Estabelecer parcerias com universidades, institutos de pesquisa e outras empresas para compartilhar conhecimento e acelerar o desenvolvimento tecnológico.
3. Implementação Gradual
– Fases de Implementação: Implementar mudanças em fases, começando com projetos-piloto e expandindo gradualmente conforme os resultados são avaliados.
– Testes e Ajustes: Realizar testes rigorosos das novas tecnologias e processos, ajustando conforme necessário para garantir eficiência e sustentabilidade.
4. Revisão da Cadeia de Suprimentos
– Fornecedores Sustentáveis: Selecionar fornecedores que compartilhem o compromisso com a sustentabilidade e que estejam dispostos a adotar práticas de produção mais limpas.
– Logística Verde: Otimizar a logística para reduzir emissões, utilizando, por exemplo, transporte de baixa emissão e rotas mais eficientes.
5. Capacitação e Treinamento
– Formação de Equipes: Treinar a força de trabalho atual para lidar com novas tecnologias e processos.
– Educação Contínua: Promover a educação contínua sobre práticas sustentáveis e tecnologias emergentes.
6. Incentivos e Financiamento
– Incentivos Governamentais: Aproveitar incentivos e subsídios governamentais para tecnologias limpas e iniciativas de descarbonização.
– Investimento Privado: Atrais investimentos privados para financiar a transição, demonstrando viabilidade econômica e benefícios a longo prazo.
7. Monitoramento e Avaliação
– KPIs de Sustentabilidade: Estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso das metas de descarbonização.
– Revisões Periódicas: Realizar revisões periódicas para avaliar o progresso e fazer ajustes conforme necessário.
8. Comunicação e Transparência
– Relatórios Regulares: Publicar relatórios regulares sobre o progresso das iniciativas de descarbonização, sendo transparente com todas as partes interessadas.
– Engajamento das Partes Interessadas: Envolver todas as partes interessadas, incluindo funcionários, fornecedores, clientes e comunidades locais, para garantir apoio e colaboração.
9. Gestão de Fim de Vida
– Reciclagem e Reutilização: Implementar práticas de reciclagem e reutilização para minimizar o desperdício e maximizar o valor dos materiais.
– Descarte Responsável: Garantir que os processos de descarte de materiais e produtos no fim de vida sejam feitos de maneira ambientalmente responsável.
Portanto, a verdadeira descarbonização vai além do escapamento. Envolve um compromisso global e holístico, integrando avanços tecnológicos, políticas públicas e estratégias econômicas para alcançar um futuro sustentável.
Coluna Mecânica Online® com Tarcisio Dias – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/