Esportes

GP da Áustria abre sequência europeia da Fórmula 1

Published

on

A Fórmula 1 volta à Europa para a sequência de quatro corridas antes da pausa de verão. O circuito escolhido é o Red Bull Ring, localizado em Spielberg, na Áustria, onde será disputado neste domingo (29) o Grande Prêmio da Áustria, em formato tradicional — sem corrida sprint.

Equipes enfrentam desafios térmicos e instabilidade climática em Spielberg

Neste ano, o GP chega à sua 38ª edição, e será realizado com três treinos livres, classificação no sábado à noite e corrida no domingo. A pista tem características únicas no calendário atual: poucas curvas, grandes variações de elevação e três zonas de DRS, fatores que exigem estratégias específicas de compostos. O circuito é de propriedade da Red Bull e apresenta um histórico de desgaste térmico dos pneus, o que afeta o desempenho nas voltas finais.

A escolha dos compostos pela fornecedora Pirelli repete a combinação de 2024: C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio). O Red Bull Ring tem superfície abrasiva e curta extensão, o que demanda controle térmico constante. Essa combinação pode favorecer o fenômeno de porosidade e o surgimento de blistering, resultado da formação de bolhas de gás sob a banda de rodagem devido ao calor acumulado.

Advertisement

Na corrida do ano passado, a estratégia predominante foi de duas paradas, com destaque para o uso dos pneus médios. Verstappen e Alonso adotaram três paradas por imprevistos. A prova teve poucos incidentes e longos stints, como o de Ricciardo, com 34 voltas no composto duro. Alonso foi o autor da volta mais rápida, utilizando o C5.

Desde 1964, quando a F1 apareceu pela primeira vez na região de Estíria, o evento austríaco passou por diversas transformações de traçado e nomenclatura. Verstappen lidera os números recentes, com cinco vitórias na pista, enquanto a Mercedes soma sete triunfos no GP da Áustria. A Ferrari, por sua vez, tem oito poles e 29 pódios no local.

GP da Áustria abre sequência europeia da Fórmula 1

A previsão para o fim de semana é de clima instável, com possibilidade de chuvas esporádicas — característica da região montanhosa onde está localizado o autódromo.

Advertisement
Sair da versão mobile