Testes
Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

A linha Peugeot 208 2025 foi atualizada para o mercado brasileiro com quatro versões — Active, Style, Allure e GT — e oferece soluções em design, tecnologia, motorização e segurança. A proposta da marca com essa reestruturação é ampliar a presença no segmento de hatches compactos, unindo visual marcante à condução eficiente e conectada, com diferentes opções para públicos variados.
Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
Partindo dessa abordagem, utilizei a versão topo de linha GT para uma avaliação prática em situações reais de uso. A condução incluiu trechos urbanos da cidade de São Paulo, durante compromissos do cotidiano, e também um deslocamento rodoviário até Campinas, a cerca de 100 quilômetros da capital. A experiência ajudou a compreender como o conjunto da nova gama se comporta no uso diário e como a versão mais completa da linha reflete os avanços propostos pela Peugeot.
A linha 208 2025 chega ao Brasil com motores 1.0 aspirado de até 75 cavalos, combinado com câmbio manual de cinco marchas, e motor turbo de 120 cavalos com uma transmissão automática do tipo CVT com sete velocidades — essa última configuração está presente nas versões Style, Allure e GT.
No quesito visual, todas as versões da linha adotam a nova identidade da marca Peugeot, com destaque para o logotipo atualizado e a assinatura luminosa nos faróis e lanternas. As versões mais completas ganham faróis em LED e rodas com acabamento diamantado. A versão GT, avaliada por mim, se diferencia por elementos esportivos como o spoiler traseiro, rodas de 17”, grade na cor da carroceria, arcos das rodas em preto brilhante e detalhes específicos do acabamento interno.
Durante os trajetos em São Paulo, a condução urbana foi facilitada pelo conjunto mecânico da versão GT, que combina motor turbo com a transmissão CVT. Esse câmbio oferece três modos de operação: o Automático, que se adapta ao estilo do motorista; o Manual, com trocas por paddles; e o Sport, que intensifica a resposta do motor e o mapeamento do acelerador. Esse conjunto demonstrou bom desempenho no trânsito intenso da capital, com retomadas rápidas e consumo equilibrado.
Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente
No trajeto até Campinas, a eficiência do motor turbo ficou mais evidente. As ultrapassagens foram feitas com segurança e sem hesitação, com o modo Sport contribuindo para uma condução mais direta. A estabilidade em velocidades mais altas e o conforto ao rodar reforçaram a proposta do modelo como uma opção versátil para quem precisa conciliar cidade e estrada.
A linha 208 2025 também traz como destaque o i-Cockpit, presente em todas as versões, com variações conforme o nível do modelo. Esse conceito reúne um volante compacto, painel de instrumentos elevado, teclas de atalho e uma tela sensível ao toque posicionada ao alcance do motorista. Na versão GT, o painel digital é em 3D, permitindo diferentes configurações de exibição de dados — inclusive um modo dedicado às assistências de condução.
Em relação à conectividade, todas as versões contam com central multimídia com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sendo que as versões superiores — Allure e GT — incluem tela de 10 polegadas, carregador por indução de 15W e sistema de climatização digital automático. A ergonomia do interior foi perceptível na viagem, com bons ajustes do banco e do volante, permitindo conforto mesmo após mais de 200 quilômetros percorridos.
O pacote de segurança ativa também foi ampliado na linha, especialmente na versão GT, que incorpora sistemas como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, farol alto automático, assistência de permanência em faixa e reconhecimento de placas de velocidade. Em conjunto, esses sistemas atuaram de forma precisa, especialmente em situações com tráfego mais denso na rodovia e em horários de maior movimento.
Outro destaque prático da linha 208 2025 é a câmera de ré com visão em 180 graus, item de série nas versões mais completas. No uso urbano, esse recurso facilitou saídas de garagem em ruas estreitas e manobras em vagas reduzidas. O sistema de chave presencial com partida por botão, presente nas versões Allure e GT, também contribuiu para a conveniência nas rotinas do dia a dia.
As opções de cores disponíveis para toda a linha incluem Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera, Cinza Artense e Cinza Selenium. Esses tons reforçam a proposta de sofisticação visual da linha, que busca atrair diferentes perfis de consumidor, dos mais tradicionais aos que buscam mais esportividade e diferenciação.
Ao concluir a avaliação da linha Peugeot 208 2025, com uso prolongado da versão GT, três pontos se destacaram positivamente: a eficiência do motor turbo, principalmente em ultrapassagens, garantindo segurança e agilidade; o design externo, especialmente na configuração GT, que apresenta forte identidade visual; e o pacote tecnológico embarcado, com recursos relevantes de assistência à condução. Como ponto de melhoria, ressalto a central multimídia, que poderia oferecer respostas mais rápidas ao toque e um pareamento mais ágil com alguns dispositivos móveis.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Audi RS Q8 Performance desembarca no Brasil com motor V8 biturbo
A Audi do Brasil anuncia a chegada da nova versão do RS Q8, utilitário esportivo de alto luxo que combina desempenho elevado com tecnologia avançada. O modelo chega ao mercado brasileiro exclusivamente na configuração Performance, equipada com motor 4.0 biturbo V8 que gera 640 cavalos de potência e 850 Nm de torque, consolidando-se como o motor a combustão mais potente já desenvolvido pela Audi Sport.
“A chegada do novo Audi RS Q8 preenche uma lacuna de interesse por veículos que entregam versatilidade sem abrir mão da esportividade, e este modelo foi desenvolvido exatamente para atender a esse perfil. Este modelo reflete nosso compromisso em oferecer produtos que unem alta performance, tecnologia de ponta e um design que se destaca nas ruas e nas estradas”, afirma Renato Celiberti, head de vendas da Audi do Brasil.
Toyota do Brasil celebra marca de 3 milhões de veículos fabricados
A Toyota do Brasil atingiu um novo patamar em sua trajetória no país com a produção de 3 milhões de veículos. O feito reforça a relevância da empresa na indústria automotiva nacional e evidencia seu compromisso com inovação e expansão.
A história da Toyota no Brasil teve início em 1958, quando instalou sua primeira operação fora do Japão e lançou a produção do icônico Bandeirante. Desde então, a montadora ampliou sua presença com a fabricação de modelos como o Corolla, Fielder e Etios, consolidando-se como um polo de produção e exportação.
FIA confirma Pirelli como fornecedora de pneus para Fórmula Regional
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que a Pirelli será a fornecedora exclusiva de pneus para todos os campeonatos regionais de Fórmula certificados pela entidade. A parceria, válida a partir de 2026, marca uma nova fase para essas competições, que utilizarão um novo modelo de carro.
Mario Isola, diretor de Motorsport da Pirelli, destacou a importância da colaboração para o desenvolvimento da categoria. “Estamos muito satisfeitos por termos sido nomeados fornecedores exclusivos de pneus para os campeonatos de Fórmula Regional certificados pela FIA. Este reconhecimento reforça nossa capacidade de fornecer produtos adaptados a cada nível de desenvolvimento dos pilotos”, afirmou.
Haval H9 estreia no Brasil com motor diesel e tração 4×4
A GWM Brasil anunciou que o SUV Haval H9 será fabricado na unidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, a partir de agosto deste ano. O modelo marca a entrada da montadora no segmento de utilitários esportivos de sete lugares, com foco na combinação entre espaço interno, capacidade off-road e tecnologia avançada.
“Estamos apenas dando uma amostra do que está por vir. O Haval H9 representa nossa aposta em segmentos estratégicos, com produtos que respeitam as preferências e necessidades do consumidor brasileiro”, afirmou Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
Ford inicia venda do Bronco Sport 2025 com novidades e mesmo preço
Em um movimento que busca consolidar sua presença no mercado nacional de SUVs com tração integral, a Ford iniciou neste mês as vendas do novo Bronco Sport 2025 no Brasil. A versão chega com mudanças relevantes no design, tecnologia, segurança e desempenho, mantendo o valor de R$ 260 mil, o mesmo da geração anterior.
A renovação do modelo segue a estratégia da marca de ampliar sua competitividade no segmento. “O Bronco Sport é um dos nossos carros com maior índice de satisfação e fidelização, os clientes adoram. Ele é um exemplo da estratégia da Ford de oferecer carros empolgantes para quem se identifica com um estilo de vida dinâmico e ativo, aberto a novas descobertas”, afirma Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. A marca também aposta na nova versão para ampliar a participação no mercado de SUVs com tração integral, que ainda representa apenas 7% das vendas do segmento.
Bajaj aposta alto e lança Pulsar N150 no Brasil
A Bajaj do Brasil anunciou o lançamento da Pulsar N150, modelo que chega ao mercado nacional como a motocicleta de 150 cc mais potente da categoria. Voltada para uso profissional, a novidade traz especificações que combinam desempenho, tecnologia e conforto, com pré-venda já disponível desde o início de junho. O preço sugerido é de R$ 16.300,00.
“Estamos muito satisfeitos em entregar para os motociclistas que utilizam a moto para o trabalho um modelo bastante completo, com pacote de equipamentos superior a todos os concorrentes e com preço justo. Esse conjunto, aliado à qualidade dos produtos Bajaj e excelência em serviços pós-venda, temos certeza que conquistará o coração dos motofretistas brasileiros”, afirmou Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Estudantes recebem motor de alta tecnologia para testes e inovação
A formação de engenheiros exige mais do que teoria. Em Minas Gerais, uma parceria entre a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, e a Faculdade Una, Campus Sete Lagoas, busca aproximar os estudantes da realidade do setor. Um motor S8000 cedido pela empresa será utilizado em atividades acadêmicas, permitindo que alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção realizem análises técnicas e desenvolvam projetos práticos.
O equipamento será inicialmente estudado de forma estática, com medições de componentes e cálculos de cilindrada, potência e torque. A iniciativa faz parte da metodologia UC Dual da Faculdade Una, que visa integrar o aprendizado teórico com desafios reais do mercado. Segundo Alexandre Aurélio Santos Diniz, professor responsável pelo projeto, os alunos terão seis horas semanais de aula dedicadas à análise do motor.
Superaquecimento: o vilão oculto que pode destruir seu motor
O cabeçote do motor desempenha um papel crucial na vedação da câmara de combustão e no correto funcionamento do sistema de válvulas. Porém, trincas e rachaduras podem comprometer sua integridade e, em casos extremos, exigir a troca do conjunto mecânico. Segundo Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, diversos fatores podem causar esses danos, sendo o superaquecimento o principal agente desse problema.
O superaquecimento ocorre quando a temperatura do motor ultrapassa os limites de segurança, causando dilatação desigual entre o cabeçote e o bloco. Esse efeito gera tensões estruturais que podem resultar em deformações e fissuras. “Ao trabalhar em temperaturas muito acima dos limites de segurança, as peças começam a sofrer um processo de dilatação desigual entre o cabeçote e o bloco do motor. Quando o motor superaquece, o cabeçote pode dilatar mais rapidamente que o bloco, gerando uma grande tensão entre ambos, que pode causar deformações e, posteriormente, fendas e fissuras, comprometendo seu funcionamento, assim como demais dispositivos”, explica Silva.
GSX-S1000GX estreia e amplia inovação na linha Suzuki
A Suzuki Motos do Brasil apresentou a GSX-S1000GX, um modelo Supreme Sport Crossover que chega ao mercado com tecnologia inédita na linha da fabricante. A motocicleta estará disponível nas concessionárias de todo o país a partir da segunda quinzena de junho, nas cores azul, preta e vermelha, com preço sugerido de R$ 98.800,00.
“A GX é um dos maiores avanços da Suzuki no segmento e reforça nosso compromisso com inovação e performance. Com este lançamento e a V-Strom 800 de liga leve, ultrapassamos a promessa de 10 novos modelos em um ano e seguimos nossa trajetória de crescimento”, destacou a diretora Executiva do Grupo J.Toledo/JTZ Motos. Segundo ela, até o fim de 2025, outras novidades serão anunciadas, consolidando um período de expansão para a empresa.
BYD implementa melhorias na interface de suas centrais multimídia
A BYD anunciou uma nova atualização do sistema de suas centrais multimídia, chamada oficialmente de Super ICS 3.10. A partir de 4 de junho, os usuários começarão a receber gradativamente a nova versão via atualização remota automática (OTA). Após 30 de junho, aqueles que não obtiverem a atualização poderão comparecer a uma das 180 concessionárias BYD no Brasil para realizar o procedimento presencialmente.
A atualização oferece melhorias na interface e novas funcionalidades. O sistema agora apresenta uma barra inferior personalizada, permitindo acesso mais rápido às funções principais do veículo e aplicativos. Além disso, a barra de conveniência foi simplificada e passou a possibilitar a personalização de atalhos.