Connect with us

Notícias

Sumitomo Rubber do Brasil divulga relatório com ações de 2024

Published

on

A indústria automotiva vem observando uma transformação significativa nas práticas corporativas voltadas à responsabilidade socioambiental. A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, apresentou no CSR Report 2025 os resultados alcançados em 2024, consolidando ações nos pilares ESG e evidenciando seu papel estratégico na América do Sul.

Empresa apresenta avanços em governança, eficiência energética e cultura organizacional com impactos mensuráveis

Localizada em Fazenda Rio Grande (PR), a unidade fabril da empresa opera com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia e demonstrou em seu relatório avanços em governança, ecologia, inovação, bem-estar e integridade, seguindo os princípios da metodologia GENKI. Em mensagem institucional, o presidente da SRB, Hisaya Kamohara, destaca: “Uma empresa só encontra seu verdadeiro rumo quando compreende com clareza a sua razão de existir […] é por isso que a Nossa Filosofia é vivida de forma tão intensa: ela nos guia, inspira e fortalece nosso caminho”.

Mantida pelo terceiro ano consecutivo, a política de “Aterro Zero” resultou em 100% de resíduos com destinação adequada. Desses, 25% foram reciclados, 27% tratados como efluentes e 48% transformados em energia. A empresa também cumpriu integralmente sua meta de logística reversa, em conformidade com o IBAMA, encaminhando mais de 53 toneladas de pneus inservíveis por meio da parceria com a Reciclanip. Além disso, realizou o plantio de 600 mudas de arbustos, contando com a participação de familiares dos colaboradores.

Advertisement

Com redução de 0,4% no consumo de eletricidade e de 4,41% no uso de gás natural em relação a 2023, a SRB investiu em medidas de eficiência energética. O Mês do Energy Saving registrou mais de 1.600 participações em atividades educativas. O Programa 5R’s teve crescimento de 5%, totalizando 21 projetos inscritos por colaboradores nas categorias de reaproveitamento de materiais e redução de papel.

A Pesquisa de Clima Organizacional obteve 91% de adesão, contribuindo para o reconhecimento da empresa como um dos “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, pelo segundo ano consecutivo. A SRB também intensificou ações voltadas à saúde mental, com rodas de conversa, campanhas educativas e assistência psicológica. O projeto Come On, dedicado à orientação vocacional de jovens da rede pública, registrou novas edições em 2024, com atividades práticas e dinâmicas de grupo.

Sumitomo Rubber do Brasil divulga relatório com ações de 2024

Com implantação de 14 melhorias operacionais por meio dos programas Kaizen, JQI e Be The Change, a SRB apresentou ganhos mensuráveis, incluindo o reaproveitamento de paletes plásticos. A operação brasileira também foi representada na Olimpíada Técnica do Grupo Sumitomo, realizada no Japão. O CSR Report 2025 é destinado a todos os colaboradores do Grupo Sumitomo, bem como aos demais públicos de interesse da companhia.

Advertisement
Advertisement