Notícias
Volvo confirma produção do XC60 nos EUA a partir de 2026

A Volvo Cars anunciou que o modelo XC60, seu SUV médio mais vendido globalmente, passará a ser produzido em sua fábrica nos Estados Unidos, localizada em Ridgeville, na Carolina do Sul. A produção está prevista para começar no final de 2026. A decisão marca um novo capítulo na estratégia da montadora sueca de fortalecer sua presença no mercado estadunidense, onde o modelo já representa mais de um terço das vendas da marca.
Produção local do SUV reforça compromisso da Volvo com o mercado estadunidense
A unidade fabril, que já monta os modelos EX90 e Polestar 3, recebeu investimentos de US$ 1,3 bilhão nos últimos dez anos. Com capacidade para múltiplas plataformas e tecnologias, a planta foi modernizada com novas linhas de pintura, carroceria e montagem de baterias. A inclusão do XC60 na linha de produção visa atender à crescente demanda por SUVs híbridos e elétricos nos Estados Unidos.
Segundo Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, “Adicionar o XC60 à linha de produção em Charleston fortalecerá ainda mais sua posição no competitivo mercado norte-americano, ao mesmo tempo em que apoia e gera empregos na indústria local”. A iniciativa está alinhada à política da empresa de fabricar onde vende, reforçando o compromisso com o mercado dos EUA, onde a Volvo celebra 70 anos de atuação e mais de 5 milhões de veículos vendidos.
O XC60 é atualmente o modelo mais vendido da Volvo nos Estados Unidos. No primeiro semestre de 2025, as vendas cresceram quase 23% no país. Além disso, 25% das unidades comercializadas são híbridas plug-in, o que demonstra o papel do modelo como ponte para a eletrificação da frota.
A fábrica de Ridgeville foi inaugurada em 2015 e representa o primeiro complexo industrial da Volvo nos Estados Unidos. A produção local do XC60, tanto na versão híbrida leve quanto na híbrida plug-in, amplia a oferta da marca no país e contribui para a manutenção de empregos na região. A planta continuará a produzir o EX90, SUV elétrico de sete lugares, voltado para consumidores que buscam mais espaço ou desejam migrar para veículos totalmente elétricos.
Volvo confirma produção do XC60 nos EUA a partir de 2026
Apesar do otimismo da montadora, divergências recentes entre Brasil e Estados Unidos sobre taxas de importação podem impactar a chegada do modelo produzido em solo americano ao mercado brasileiro. A depender dos desdobramentos diplomáticos e comerciais, o plano de exportação do XC60 para o Brasil poderá ser revisto.