A Honda oficializou o lançamento da CRF 300F 2026, modelo que chega às concessionárias em setembro com proposta voltada ao uso off-road recreativo, esportivo e profissional. Produzida em Manaus (AM), a motocicleta representa a continuidade de uma trajetória iniciada em 2006 com a CRF 230F, e reforçada em 2018 com a CRF 250F. O novo modelo incorpora atualizações técnicas e ergonômicas, mantendo o foco em versatilidade e desempenho.
Modelo nacional chega em setembro, mantém proposta versátil e recebe atualizações técnicas e ergonômicas
A ação da montadora japonesa responde à demanda por motocicletas com maior capacidade cúbica, melhor desempenho e resistência aprimorada. A CRF 300F 2026 será comercializada na cor vermelha, com preço público sugerido de R$ 24.027,00 (base São Paulo/SP), garantia de três meses e componentes voltados à durabilidade e funcionalidade em ambientes de uso intensivo.
O motor monocilíndrico OHC de 293,5 cm³, arrefecido a ar, é o mesmo que equipa modelos como CB 300F Twister, XRE 300 Sahara e XR 300L Tornado. Com potência de 24,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,59 kgf.m a 6.000 rpm, o propulsor apresenta ganho de 11% em potência e 13,6% em torque em relação ao antecessor. A transmissão passa a contar com seis velocidades, e o pinhão foi ampliado de 13 para 14 dentes.
A parte ciclística também foi revista. A suspensão dianteira telescópica de Ø 41 mm tem curso de 240 mm e novas mesas de alumínio. Na traseira, o sistema Pro-Link recebeu articulações de alumínio e ajuste compatível com o aumento de potência. O chassi tubular de aço foi projetado para oferecer rigidez e resposta ao piloto em terrenos irregulares.
A ergonomia mantém a tradição da linha CRF, com assento estreito e longo, distância mínima do solo de 290 mm e peso a seco de 119 kg. A distância entre eixos é de 1.417 mm, com medidas de cáster/trail de 25º44/100 mm, favorecendo a agilidade. As rodas raiadas têm aros de alumínio, com medidas de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, equipadas com pneus Pirelli Scorpion XC.
Honda lança CRF 300F 2026 com motor de 293,5 cm³
O sistema de freios foi atualizado com disco dianteiro tipo wave de Ø 240 mm e cáliper de pistão duplo. Na traseira, o disco wave de Ø 220 mm é acionado por cáliper de pistão simples. O radiador de óleo foi posicionado para evitar danos em impactos e garantir estabilidade térmica ao motor.
A estética da CRF 300F 2026 remete às CRF 450R/RX, com novas aletas laterais no tanque e sistema de fixação por parafusos. O cavalete lateral foi reposicionado para melhorar a distância ao solo e reduzir interferências em obstáculos. O sistema de escapamento foi ampliado, com tubo de Ø 31,8 mm e ponteira com câmara de compressão modificada.
Com lançamento previsto para setembro, a CRF 300F 2026 reforça o compromisso da Honda com o segmento off-road nacional, mantendo a proposta de oferecer uma motocicleta funcional, robusta e adaptada às exigências dos usuários brasileiros.