Pesados
Projeto conjunto entre Volvo CE, Siemens e Metzner marca avanço na engenharia limpa

A Volvo CE realizou a primeira demolição do mundo utilizando exclusivamente máquinas elétricas. A operação ocorre no campus de tecnologia da Siemens, em Erlangen, Alemanha, e marca um avanço na adoção de práticas sustentáveis na construção civil. Cinco equipamentos elétricos foram mobilizados para executar tarefas que vão desde demolições seletivas até o transporte e trituração de concreto.
Primeira demolição com máquinas elétricas redefine padrões sustentáveis na construção
“O que antes era uma visão, agora é realidade. Vamos além de oferecer máquinas elétricas: mobilizamos nossos parceiros no caminho da redução de emissões”, declarou Therese Schmitz-Hillebrecht, head do mercado da Europa Central na Volvo CE. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Volvo CE, responsável pelo fornecimento dos equipamentos; a Metzner Recycling, encarregada da execução; e a Siemens, contratante do serviço.
A frota utilizada inclui escavadeiras compactas e de médio porte, carregadeiras de rodas e manipuladores de materiais, todos operando com energia elétrica. Os modelos Volvo ECR18 Electric, L20 Electric, EW240 MH Electric, EC230 Electric e L120 Electric foram empregados em diferentes etapas da demolição. O trabalho também contou com o apoio de caminhões Volvo FH Electric e FM Electric.
A energia necessária para o funcionamento das máquinas foi fornecida por um transformador instalado no local, garantindo conexão direta à rede elétrica com fonte renovável certificada. Essa estrutura permitiu o carregamento simultâneo dos equipamentos e o fornecimento contínuo de energia para os modelos conectados por cabos.
A operação já processou cerca de 12.800 toneladas de resíduos provenientes da demolição de três edifícios. Desse total, 96% foi reciclado e reaproveitado como matéria-prima, dentro de uma estratégia de gestão circular de materiais. “Este projeto inovador utilizou máquinas 100% elétricas e atingiu uma taxa de reciclagem impressionante. Esta é uma prova do nosso compromisso em alcançar excelência em sustentabilidade”, afirmou Christian Franz, head de sustentabilidade da Siemens Real Estate.
Projeto conjunto entre Volvo CE, Siemens e Metzner marca avanço na engenharia limpa
A proposta de realizar a demolição sem emissões não estava prevista inicialmente no escopo da obra. A ideia surgiu a partir da colaboração entre a Volvo CE e a Metzner Recycling, sendo prontamente aceita pela Siemens. “Por meio de colaboração sólida e pensamento inovador, a equipe alcançou resultados excepcionais, que apoiam diretamente nossas ambiciosas metas de sustentabilidade”, complementou Franz.
Além da ausência de emissões, o uso de máquinas elétricas trouxe benefícios operacionais, como a redução de ruído. Essa característica foi relevante para manter a produtividade em um ambiente ativo como o campus da Siemens, sem causar interrupções significativas.
O projeto também serviu como campo de testes para futuras aplicações em larga escala. Equipes de operação, planejamento e logística adquiriram experiência prática com os equipamentos elétricos, além de desenvolverem novos protocolos de segurança e fluxos de trabalho adaptados à tecnologia.