Pesados
Volvo CE apresenta nova linha de escavadeiras no mercado brasileiro

Em um movimento estratégico voltado ao mercado brasileiro, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou sua nova linha de escavadeiras, composta por sete modelos: EC210, EC220, EC230, EC260, EC360, EC400 e EC500. O lançamento marca uma renovação significativa no portfólio, com foco em eficiência energética, tecnologia embarcada e segurança operacional.
Novos modelos da Volvo CE acompanham expansão dos setores de infraestrutura e mineração
“O lançamento de sete modelos de escavadeiras é uma demonstração inequívoca do compromisso da Volvo CE com o mercado do Brasil. Com eficiência elevada, tecnologia avançada e segurança superior, a nova série chega no momento certo para acompanhar o crescimento de setores que movimentam a economia do País”, afirmou Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
A nova série incorpora avanços técnicos como o sistema hidráulico positivo, presente em todos os modelos, que proporciona ciclos operacionais mais rápidos e maior produtividade. Os modelos EC260 e EC360 receberam o motor Volvo D8L, com torque elevado em baixas rotações e melhor aproveitamento térmico. A partir do modelo EC230, os equipamentos passam a contar com controles eletro-hidráulicos, que permitem ajustes personalizados na responsividade do joystick e, opcionalmente, o sistema CDC para controle de deslocamento.
Segundo Guilherme Ferreira, gerente de suporte a vendas da Volvo CE, “a combinação do novo motor Volvo D8L com o sistema hidráulico positivo e os controles eletro-hidráulicos representa um salto, com mais desempenho, menor consumo e maior precisão operacional”.
A eficiência de combustível é um dos principais destaques. Os modelos EC210, EC220, EC230, EC260 e EC360 apresentam redução de até 10% no consumo. Já os modelos EC400 e EC500 alcançam até 15% de economia, além de maior capacidade produtiva.
Volvo CE apresenta nova linha de escavadeiras no mercado brasileiro
As escavadeiras também incorporam o sistema Dig Assist, que oferece recursos de terraplanagem com visualização em tela sensível ao toque de 12,8 polegadas, por meio do Volvo Co-Pilot 2.0. A funcionalidade de balança integrada permite controle detalhado da carga e emissão de relatórios diários. O sistema VAC (Volvo Active Control) complementa o Dig Assist com nivelamento automático e limites de operação.
A manutenção foi otimizada com capô de motor em peça única e radiadores basculantes. A partir do modelo EC230, há opção de ventilador reversível. Os intervalos de troca de óleo hidráulico foram estendidos para 6.000 horas e os filtros de retorno para 3.000 horas.
No interior da cabine, os modelos receberam novo assento. Os maiores contam com mais espaço de armazenamento, partida start/stop e seletor de modos de trabalho. Em segurança, todos os modelos possuem certificação ROPS, câmeras 360° com o sistema Volvo Smart View, cinto de três pontos e placas antiderrapantes. O sistema Boundary Limits limita áreas de operação conforme necessidade.
O lançamento ocorre em um cenário favorável. O setor de mineração projeta investimentos de US$ 68,4 bilhões entre 2025 e 2029, segundo o Ibram. A construção civil deve crescer 2,3%, conforme a CBIC. Já o Novo PAC prevê R$ 1,3 trilhão em investimentos até 2026.