dunlop
Connect with us

Notícias

JLR amplia infraestrutura solar e avança na meta de energia renovável

Published

on

Na sede da Jaguar Land Rover (JLR) em Gaydon, Reino Unido, uma nova instalação solar de 26 hectares entrou em operação, marcando um avanço na estratégia global da empresa voltada à autossuficiência energética. Com capacidade de 18 MW, o parque solar ocupa uma área equivalente a 36 campos de futebol e será responsável por até 31% do consumo energético local. A iniciativa representa o primeiro de três projetos solares planejados pela companhia no país.

Instalações no Reino Unido e na China passam a gerar até 50% da energia consumida com painéis solares

“A JLR orgulha-se de ter atingido estes objetivos de energia renovável. São importantes porque reduzem diretamente as nossas emissões operacionais globais e contribuem para nos aproximarmos do nosso objetivo net zero, proporcionando um valor tangível hoje e a longo prazo”, afirmou Andrea Debbane, Chief Sustainability Officer da JLR. A empresa também investiu em ações de biodiversidade no entorno da instalação, com o plantio de flores silvestres e restauração de sebes para atrair aves e polinizadores.

Ainda em 2025, está prevista a conclusão de uma nova estrutura solar no telhado do Centro de Produção de Propulsão Elétrica (EPMC), em Wolverhampton. Com mais de 18 mil painéis solares, o sistema de 10,7 MW será o maior do tipo em fábricas automotivas no Reino Unido. A produção anual estimada é de 9512 MWh, o suficiente para abastecer cerca de 3500 residências. A energia gerada atenderá aproximadamente 40% da demanda da unidade, que fabrica baterias e sistemas de propulsão elétrica.

Advertisement

Na China, a joint venture CJLR ampliou sua capacidade solar em 20 MW. Desde maio de 2025, a instalação passou a suprir mais de 50% do consumo mensal de energia da fábrica, contribuindo para a regulação térmica e redução de custos operacionais. O projeto reforça a estratégia da empresa de diversificar sua matriz energética em diferentes mercados.

Para 2026, está prevista a instalação de mais de 10 MW em painéis solares nas instalações de Merseyside, também no Reino Unido. A estrutura será voltada ao sombreamento de veículos e ao carregamento de elétricos, tornando-se a maior do país em estacionamentos cobertos com energia solar. Os painéis serão integrados às passarelas dos estacionamentos, oferecendo proteção climática e infraestrutura de recarga para funcionários e visitantes.

JLR amplia infraestrutura solar e avança na meta de energia renovável

A meta da JLR é suprir ao menos um terço de suas necessidades energéticas globais com fontes renováveis locais até 2030. A empresa já obteve uma redução de 23,4% nas emissões operacionais em relação aos níveis de FY19/20, por meio de medidas de eficiência e transição energética. “A implementação dos nossos projetos de energia renovável para autoconsumo no Reino Unido e na China integra a nossa mudança estratégica para conseguir maior controlo sobre o nosso mix energético num contexto de incerteza”, acrescentou Debbane.

Advertisement

A ministra da Indústria do Reino Unido, Sarah Jones, destacou o papel da JLR na liderança do setor: “O Reino Unido é líder mundial no domínio das energias renováveis, pelo que me congratulo por ver que a JLR está a liderar o caminho e a ajudar o Reino Unido a tornar-se uma superpotência da energia limpa”.

A JLR segue investindo em soluções energéticas de baixo carbono, como solar, eólica e hidrogênio, adaptadas às especificidades de cada unidade produtiva.

Advertisement
Advertisement