Iveco

GM do Brasil ganha Prêmio Top Ambiental ADVB

Nelson Silveira, gerente de imprensa da empresa (o terceiro) segura diploma
Projeto vitorioso é o da “Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro”

Texto e Foto: Imprensa GM do Brasil

O projeto “Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro”, foi o vencedor do Prêmio Top Ambiental ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), destinado às empresas que mais se destacam com o compromisso permanente de preservação do meio ambiente. A entrega do prêmio relativo ao ano de 2009 ocorreu nesta quinta-feira (18/03/2010) em evento realizado em São Paulo.

Criado em 1993 como “Top de Ecologia” e hoje denominado “Top Ambiental”, o prêmio tem como objetivo valorizar a utilização de tecnologias limpas e inovadoras, otimização do uso de recursos disponíveis e/ou reutilizáveis, reciclagem e utilização racional de energia e matérias-primas, além de procedimentos que proporcionam o desenvolvimento sustentável.

A inovadora versão da expedição, que faz literalmente uma “viagem” pela GM do Futuro, é o “carro-chefe” das comemorações dos 85 anos de atividades da GM e da marca Chevrolet no Brasil, completados no último dia 26 de janeiro. Das cinco etapas previstas já foram cumpridas duas.

Ao enaltecer a conquista do prêmio, Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, destaca como maior prova de que a GM do Brasil é a GM do Futuro, “o fato de que serão investidos R$ 5 bilhões no Brasil até 2012. Tudo isso sempre respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o desenvolvimento sustentável”.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta, por sua vez, que “os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do país. Nos últimos 85 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem quase 600 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”.

GM tem compromisso com a sustentabilidade

O projeto da Chevrolet Flexpedition 2010 tem como objetivo principal mostrar, na prática, que o conceito da sustentabilidade norteia as ações e os projetos que fazem parte do cotidiano da GM.

“Seu roteiro, que chamamos de passeio pela “GM do futuro” é uma oportunidade única para mostrarmos à mídia e aos brasileiros o que fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Ao contrário dos anos anteriores, desta vez a expedição ocorre literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano da produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Claudio Eboli, diretor de planejamento de instalações da GM do Brasil.

Os expedicionários participantes são jornalistas de várias partes do Brasil, que conduzem seis unidades do Agile especialmente adesivados com o logo da expedição.

A primeira etapa foi realizada no período de 25 a 28 de janeiro de 2010, incluindo como ponto de partida o Complexo Industrial de São Caetano do Sul e pecorrendo o novíssimo Centro Tecnológico, construído dentro do conceito de “green building” (edifício ecológico), e áreas da produção, incluindo a estamparia (prensas) e a pintura. Nestes locais o expedicionário viu de perto ações da empresa para reduzir consumo de água e energia elétrica, reciclagem e eliminação de desperdícios.

Depois ocorreu a visita ao Campo de Provas da Cruz Alta, o maior da América Latina, localizado em Indaiatuba, a 130 quilômetros da capital paulista, onde pode ser visto de perto como ocorre o desenvolvimento tecnológico automotivo da GM, incluindo os laboratórios e pistas, sempre tendo como premissa fundamental o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

A segunda etapa, por sua vez, percorreu as unidades de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, em São Paulo), Mogi das Cruzes e Sorocaba, todas no interior de São Paulo, mostrando em várias áreas industriais o compromisso da GM com a sustentabilidade.

Na unidade de São José dos Campos, os expedicionários conheceram os projetos que evidenciam o respeito ao meio ambiente como a compostagem de resíduos orgânicos, tratamento de efluentes e o pomar criado pelos empregados e familiares. Eles também realizaram plantio de árvores e visitas ao lago e à reserva ecológica.

Em Mogi das Cruzes, onde fica a fábrica de componentes estampados, os expedicionários conhecerão os cuidados com o meio ambiente obtidos graças à um estação de tratamentos de efluentes. Naquela unidade, por exemplo, as medidas de economia de consumo de água permitem uma redução média de 2,1 milhões de litros por ano, o equivalente ao consumo diário de aproximadamente 29 mil habitantes.

Já em Sorocaba foi será mostrado em detalhes o moderno Centro de Distribuição de Peças, onde a tecnologia logística de gerenciamento de armazenagem e distribuição de peças para o Brasil e para o exterior é desenvolvida dentro de princípios sustentáveis.

A programação da Chevrolet Flexpedition 2010 prevê outras três etapas, nos próximos meses. A terceira etapa, no final de abril, partirá da cidade de Curitiba, passando por Guaraqueçaba (PR), onde a GM participa desde 2001 de um projeto de recuperação e conservação da Mata Atlântica, cujo foco principal é o desenvolvimento ambiental, social e econômico da região. Na sequência a expedição passará por Joinville (SC), onde será construída uma nova fábrica de motores e transmissões da GM, e o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

A quarta etapa incluirá uma viagem de Gravataí a Rosario, na Argentina, incluindo um roteiro com ações sustentáveis desenvolvidas nas duas unidades. A quinta etapa seguirá o sentido inverso, de Rosario a Gravataí.

Plano de comunicação inovador leva Flexpedition às redes sociais

O case premiado ainda conta com um plano de comunicação inovador com foco na mídia digital e que tem permitido ao público em todo o planeta acompanhar online toda a expedição. A Chevrolet Flexpedition 2010 pode ser acompanhada em sua totalidade por meio de um portal na Internet que integra em seu conteúdo um tour virtual pela expedição, um blog alimentado a cada etapa por diferentes blogueiros já conhecidos e notáveis na rede, links para páginas nas redes sociais Facebook, Orkut, You Tube e Twitter, além de press releases e fotos.

O site www.flexpedition.com.br está no ar desde o último dia 26 de janeiro de 2010, data do aniversário de 85 anos da GM e da Chevrolet no Brasil e também quando ocorreu a largada da Chevrolet Flexpedition 2010.