“SAE Brasil Diesel Day”: dos 5 veículos apresentados três possuíam turbos BorgWarner em seus motores
A SAE – Sociedade de Engenharia da Mobilidade – promoveu, no último dia 3 (março), em Piracicaba, interior de São Paulo, o “SAE Brasil Diesel Day”. O evento foi dirigido à imprensa do setor automobilístico e incluiu testes com cinco veículos movidos a diesel e palestras sobre a atual tecnologia destes motores para a linha leve, emissões e eficiência energética.
Dos cinco veículos movidos a diesel apresentados aos jornalistas, Kia Mohave VTG, jipe Stark 16V, VW Fox, Peugeot 207 Passion e Toyota SRV A/T, os motores do três primeiros possuem turbocompressores produzidos pela BorgWarner – grupo com planta no Brasil (Campinas) e outras 61 fábricas em 16 países.
No test-drive, a imprensa especializada dirigiu o Kia Mohave VTG com motor dotado de turbo BorgWarner BV50 e o jipe Stark 16V (produzido no Brasil pela TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense) com motor Ducato e turbo K03. Já o VW Fox 1.3, que recebe o turbo BorgWarner BV Variable, não participou dos testes.
A indústria automobilística nacional já produz motores diesel para veículos leves há muitos anos e somente para exportação. A proibição no Brasil já dura mais de 30 anos, mas no segundo semestre do ano passado o governo iniciou estudos as respeito.
Tais estudos foram iniciados com base na comparação diesel/gasolina, onde a realidade atual mostra que o motor a diesel consome menos, sua durabilidade é cerca de 30% maior, possui melhor torque em baixas rotações e maior constância dos níveis de emissões durante sua vida útil.
Imediatamente – após a divulgação dos estudos que o governo federal iniciara sobre os motores diesel na linha leve -, a BorgWarner Brasil se pronunciou e afirmou estar pronta para atender as montadoras nacionais em qualquer projeto de motor.
Atualmente, a BorgWarner fornece turbocompressores de veículos leves para conhecidos modelos de tradicionais montadoras mundiais, como: Volkswagen Jetta (motor 2.0 com turbo BV43), Fiat 500 (motor 1.3 Multijet com turbo BV 35), Renault Laguna (motor 1.5 com turbo BV39) e a recentemente lançada picape Volkswagen Amarok (2.0 com turbo R2S), entre outros.
Nos motores acima de 2.0, o grupo fornece, como exemplo, para a Mercedes-Benz (novos motores 2.2 com turbo R2S), Volvo S80 (motor 2.4 de 5 cilindros e 208 cv), Audi TT RS (2.5 litros com turbo K16 e 340 cv) e o novo Porsche 911 (3.8, 6 cilindros e dois turbos BV50 VTG e 500 cv).
Na Europa, a alta dos combustíveis e as normas de emissões de poluentes cada vez mais rigorosas – haja vista a Euro5 -, obrigaram as montadoras a produzir veículos mais leves, com motores de bom desempenho e que se adiantem às leis de emissões vigentes.
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