Brasil se sagra vice-campeão na Competição Baja SAE Carolina, nos EUA
O Brasil se sagrou vice-campeão na Competição Baja SAE Carolina 2010, encerrada neste domingo, 11 de abril, em Greenville, Carolina do Sul, nos EUA. Os estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, conquistaram 910,72 pontos, atrás da equipe Alýrion, da Universite Laval, do Canadá, com 911,90 pontos. Na competição realizada pela SAE International, que reuniu 100 equipes ainda do México e Estados Unidos, o Brasil se destacou com mais duas posições: a equipe Mauá 1, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, ficou com a 7ª colocação (834,65) pontos; e a equipe Poli Titan, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), garantiu o 9º lugar, com 810,38 pontos.
Entre as oito provas estáticas e dinâmicas da competição, o Brasil ficou na frente em três quesitos. No item Projeto, somatória de nota de relatório + apresentação de projeto, tudo em inglês, a equipe FEI Baja foi considerada a melhor da competição, que teve início dia 8. Em Aceleração, a equipe Poli Titan ficou em primeiro lugar, a FEI Baja em terceiro e a Mauá 1 em quarto.
Na prova de Manobrabilidade, em que os carros off road, denominados Baja SAE, tinham de percorrer um traçado no meio da floresta do Clemson University International Center for Automotive Research, repleta de árvores bem próximas e de curvas fechadas, as equipes brasileiras mostraram que os carros foram bem projetados. A equipe Poli Titan ficou em primeiro lugar, a FEI Baja em terceiro e a Mauá em quinto.
As três equipes brasileiras ganharam o direito de representar o País nos EUA após alcançar as melhores pontuações em Piracicaba. Na competição da SAE Internacional, as equipes brasileiras já venceram quatro vezes: em 1998, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, pela FEI.
Baja SAE
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Projeto Baja SAE BRASIL é fundamental para completar o preparo dos futuros engenheiros para o mercado, já que devem vencer o desafio de projetar, construir e operar um veículo de alta resistência e desempenho. “Os estudantes passam a integrar um ambiente real de desenvolvimento de produto, com todas as suas atividades correlatas, como a aplicação de conceitos técnicos, a análise da viabilidade financeira do projeto, logística e cumprimento de prazos. Quem passa pela competição sai bem mais capacitado para o mercado”, diz.
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