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Brasileiro não se lembra de recall de automóveis, revela pesquisa da GfK

Estudo realizado em março deste ano identificou que os entrevistados do sexo feminino e das classes C e D são os que menos se lembram da medida

Texto:Imprensa Gfk

O recall, chamado das montadoras de automóveis para corrigir eventuais falhas detectadas em peças ou sistemas de um veículo, não é lembrado pela maioria dos brasileiros.

A análise é resultado de um estudo realizado em março de 2010 pela GfK, 4ª maior presença de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, com 1.000 pessoas a partir dos 18 anos de idade.

De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados não se lembram de um recall de automóveis, sendo que as mulheres são as que menos se recordam. 71% das entrevistadas do sexo feminino afirmaram não se lembrar da medida; entre os homens o índice é de 51%.

O recall também não está muito presente na lembrança dos jovens. 69% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos disseram que não se lembravam de um recall.

O estudo mostrou ainda que os entrevistados das classes C e D são os que menos conhecem o recall. 75% reponderam negativamente quando questionados se lembravam de algum recall automotivo; na classe AB o número cai para 48%.

Quando avaliada por região, a recordação de um recall está menos presente no Nordeste. 71% dos entrevistados da região responderam negativamente quando questionados se lembravam de algum recall.

Entre os entrevistados, a marca mais lembrada foi a Fiat, com 14%, seguida da Volkswagen, com 11%, e da Toyota, com 9%. Com menores menções, foram também citadas Nissan, Citroën e Mitsubishi.

Sobre a GfK

Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan.

Para mais informações acesse: http://www.gfkcr.com.br/