Iveco

PSA Peugeot Citroën mostra no Challenge Bibendum seu engajamento para uma mobilidade sustentável

Texto: Imprensa Citröen

A PSA Peugeot Citroën mostra na 10ª edição do Challenge Bibendum, de 30 de maio a 3 de junho, no Rio de Janeiro, suas soluções tecnológicas a serviço de uma mobilidade sustentável. Assim, participa de maneira marcante no evento destacando duas de suas ambições de desenvolvimento: estar na vanguarda em termos de produtos e serviços e ser um Grupo mais internacional mantendo um desenvolvimento sustentável.

O Grupo mostra, desta forma, seu engajamento para o desenvolvimento sustentável e que está preparado para responder aos desafios ambientais e a evolução das expectativas dos clientes, propondo uma ampla gama de veículos adaptados aos seus mercados locais e com impacto ambiental reduzido.

A participação da PSA se faz por meio de diferentes atividades:

• Um estande que apresenta os três eixos de engajamento para o desenvolvimento sustentável do Grupo: redução das emissões de CO2, segurança viária e meio ambiente.
• Exibição dos carros-conceitos Peugeot BB1 e Citroën Hypnos e de automóveis desenvolvidos e produzidos no Mercosul, Citroën C4 Pallas e Peugeot 207 Passion.
• Realização, pela primeira vez fora da Europa, do Workshop de Materiais Verdes exatamente no momento que o Grupo lança seu plano sobre o tema para a América Latina.
• Presença de 10 Peugeot Hoggar no Eco-Driving, um rallye entre jornalistas visando difundir a condução consciente na busca da economia de combustível e, conseqüentemente, da redução de emissões.
• Participação de especialistas e executivos nas Mesas-Redondas e no Fórum com temas ligados à mobilidade sustentável.
• Apoio ao transporte de convidados com uma frota de carros flexfuel da marca Citroën.

Estande: “Cubo” do desenvolvimento sustentável

Com uma área de 60 m², o estande é um resumo das atividades de desenvolvimento sustentável do Grupo. Concebido para ser arejado e informativo, o espaço da PSA Peugeot Citroën no Centro de Exposição Tecnológica do Challenge Bibendum tem em seu centro um grande cubo, onde cada parede aborda um tema distinto:

• Meio Ambiente: mostra as ações ambientais no Poço de Carbono Peugeot no estado brasileiro de Mato Grosso, representado por uma “parede viva” de plantas e explicado em vídeo; o Projeto Biodiesel Brasil, desenvolvido em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), para estudo e teste de biodiesel 100% vegetal como combustível automotivo; o Plano de Materiais Verdes em desenvolvimento pelo Grupo.

• Emissões de CO2: esta área do estande tem como base a estratégia da PSA de propor diferenciadas soluções de veículos de baixas emissões para responder as necessidades específicas de uso, em termos de desempenho e custo, dos clientes. Assim, além de painéis explicativos e peças, como um Filtro de Partículas (FAP), o Grupo expõe pela primeira vez fora da Europa o simulador de tecnologia híbrida diesel HYbrid4 do Peugeot 3008.
• Segurança: por meio de peças, como um airbag e um ABS, vídeos e painéis, são representadas as ações do Grupo em termos de segurança, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de veículos mais seguros quanto na realização de parcerias para a difusão e conscientização da sociedade da importância do uso correto dos automóveis e da convivência harmônica entre motoristas, pedestres e o meio ambiente.

Automóveis: Soluções diferenciadas para cada cliente

Como cada cliente é diferente, a PSA Peugeot Citroën apresenta no Challenge Bibendum veículos que apresentam soluções tecnológicas complementares, para necessidades e tipos de uso variados que respondem a diferentes desejos de desempenho e custo.

Para um uso urbano, a solução ideal é o veículo elétrico. Este tipo de automóvel é representado no evento pelo carro-conceito Peugeot BB1, um inovador modelo de apenas 2,50 m de comprimento capaz de levar até quatro pessoas e que dispõe de motores elétricos embutidos nas rodas traseiras, cada um desenvolvendo 20 cv de potência. Carros elétricos do Grupo estarão disponíveis comercialmente a partir do fim deste ano, na Europa, com o início da comercialização do Peugeot iOn e do Citroën C-Zéro.

Para os deslocamentos que necessitam de mais autonomia, o veículo híbrido diesel propõe uma solução interessante: sem emissões em modo elétrico, para os percursos urbanos, por exemplo, e a mesma autonomia de um carro com motor térmico tradicional para o fim de semana ou as férias. Esta tecnologia HYbrid4 está sendo apresentada no Challenge Bibendum pelo carro-conceito Citroën Hypnos, que conta com um motor diesel HDi de 2,0 litros na dianteira e um motor elétrico na traseira. Ela estará disponível em carros de série a partir de 2011 nos modelos Peugeot 3008 e Citroën DS5.

Os carros-conceito Peugeot BB1, elétrico, e Citroën Hypnos, híbrido diesel, que são exibidos pela primeira vez no Brasil, revelam as novas tecnologias de propulsão automotiva, mas o Grupo também mantém em constante evolução seus motores térmicos. Dentro desta proposta e como parte da ambição de se tornar cada vez mais internacional, a PSA apresenta também suas soluções criadas para atender ao mercado latino-americano.

Por meio do Citroën C4 Pallas e da picape Peugeot Hoggar, que participará da competição de condução responsável Eco-Driving, a PSA Peugeot Citroën mostra veículos com silhuetas desenvolvidas visando atender ao gosto específico do consumidor latino-americano e com motores com tecnologia flexfuel. Desenvolvido pela equipe local de engenharia, o sistema flexfuel atende a forte demanda do mercado brasileiro por este tipo de motor, capaz de funcionar com gasolina, álcool (etanol) ou a mistura em qualquer proporção destes dois combustíveis. Atualmente, 93% dos veículos vendidos no Brasil pelas duas marcas do Grupo PSA usam motores flexfuel.