Pit Stop tira vitória de Bernoldi no FIA GT1 em Interlagos
Outros

Pit Stop tira vitória de Bernoldi no FIA GT1 em Interlagos

Piloto foi penalizado com drive through por erro de mecânico durante troca de pneus

Texto: Imprensa Enrique Bernoldi
Foto: DPPI

Um detalhe que passaria completamente despercebido aos olhos dos expectadores acabou por tirar o que seria o melhor resultado de Enrique Bernoldi (Sangari) na temporada 2010 do Campeonato Mundial de GT1. O carro número 2 da equipe Vitaphone Racing foi punido com um drive through porque durante o pit stop para troca de pneus um mecânico arremessou os pneus que foram substituídos para dentro dos boxes.

A prova foi vencida pelo Aston Martin de Darren Turner e Tomas Enge, com o Nissan GT-R de Peter Dumbreck e Michael Krumm em segundo e o Aston Martin de Clivio Piccione e Jonathan Hirschi completando o pódio. A dupla formada por Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão terminou na quarta posição, sendo os melhores representantes do Brasil na corrida classificatória da etapa de Interlagos da GT1, que faz parte da nona e penúltima etapa da temporada.

“Nosso pit stop não foi bom. O Xandinho fez sua parte muito bem e me entregou o carro em primeiro. Só que a parada de box não funcionou como deveria”, lamentou Enrique.

No início da prova, Xandinho Negrão chegou a abrir 1s2 à frente de Turner, mas o desgaste de pneus era muito elevado em Interlagos. Na 16ª volta, líder e segundo colocado entraram juntos nos boxes para a troca obrigatória de pilotos, e Tomas Enge assumiu o Aston Martin e conseguiu sair à frente de Enrique Bernoldi.

Após 14 voltas, a direção de prova anunciou a punição ao carro número 2 – de Bernoldi e Negrão – porque o mecânico responsável pela troca de pneus não seguiu o procedimento determinado pelo regulamento. Os pneus devem ser colocados ao chão, e na troca eles foram arremessados para dentro dos boxes. Ao cumprir a punição, o curitibano voltou na quinta posição, e ainda conseguiu ganhar uma colocação ao ultrapassar o Lamborghini de Dominik Schwager na freada da Curva da Junção a duas voltas do fim.

“Acho que faltou o bom senso. Isso aconteceu muitas vezes durante o ano, e com várias equipes, mas só agora resolveram punir alguém”, reclamou o brasileiro, que foi o autor da pole position para a corrida disputada hoje, além de ter liderado o treino pré-classificatório.

Amanhã (domingo, 28), Bernoldi larga da quarta posição com o Maserati MC12 da Vitaphone Racing. Para ele, uma boa posição. E promete agressividade. “Além de todos os problemas que tivemos hoje, o acerto do carro não estava tão bom quanto estava de manhã. Vamos trabalhar para melhorar isso. Fomos rápidos durante todo o fim de semana, então o que eu vou fazer é ir para cima”, concluiu.

Neste domingo (28) a programação da GT1 começa com o Warm Up às 9h20. Às 15 horas, acontece a largada para a nona e penúltima etapa do Campeonato Mundial. A prova será transmitida ao vivo pela RedeTV!, e também pelo site oficial do evento, o www.gt1world.com.

Programação da GT1 em Interlagos:

DOMINGO (28/11):
09h20 – 09h50: Warm Up
15h00 – 16h00: Corrida

Site oficial Enrique Bernoldi: www.ebernoldi.com.br

Visite o site da equipe: www.vitaphone-racing.de

Confira o site da categoria: www.gt1world.com

Deixe um comentário