Connect with us

Outros

Iveco Tector é exemplo de produtividade e baixo consumo de combustível para a transportes Cavol

Published

on

Transportadora gaúcha comprou seis Iveco Tector para o transporte de produtos da linha agrícola e outros tipos de cargas

Cavol quer em três anos transformar sua frota em 100% Iveco

Texto: Impresa Iveco

Com o modelo Tector, a Iveco contabiliza um dos maiores crescimentos de vendas do mercado de veículos comerciais em 2010. Lançado em 2008, o Tector vendeu 2.160 unidades no ano passado e destacou-se no segmento em que atua, o de caminhões semipesados. O desempenho de sucesso do veículo atrai, cada vez mais, o interesse dos frotistas. Um exemplo é a Transportes Cavol, com sede em Carazinho, Rio Grande do Sul, compradora de um lote de seis unidades do modelo que vão atuar no transporte de produtos da linha agrícola e industrial e também de cargas diversas. A Cavol pretende em aproximadamente três anos padronizar sua frota apenas com caminhões da marca Iveco.

O Iveco Tector atua na categoria dos semipesados na faixa entre 16 e 31 toneladas de PBT, que representa cerca de um terço das vendas de caminhões no País. O segmento cresceu 57,2% no mercado total em relação a 2009, nas vendas no atacado. Foi a segunda categoria que mais cresceu no ano passado. A Iveco fechou 2010 com 3.420 unidades nesse segmento, 84,4% a mais do que em 2009, o que representa 6,1% de participação, o dobro dos 3,2% que detinha em 2008.

“A Iveco produz os caminhões mais econômicos, robustos, confortáveis e rentáveis do mercado. Nossos investimentos são constantes para deixar nosso cliente sempre à frente. Nossa área de Pós-Venda oferece os melhores serviços e a nossa rede de concessionárias não para de crescer. É uma satisfação para nós termos a Cavol como cliente”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco do Brasil.

Advertisement

“Adquirimos esta nova frota da Iveco por confiarmos na marca. Os caminhões Iveco estão em um nível superior aos concorrentes seja em conforto, robustez, estética e custo benefício. Também temos os modelos Stralis e estamos muito satisfeitos”, afirma Roberto Cavol, diretor da Transportes Cavol. “O desempenho dos Iveco Tector é muito bom, estamos recebendo elogios por parte dos motoristas. Já percebemos que é um caminhão econômico e que não gosta de oficina”, completa.

A Transportes Cavol adquiriu seis Iveco Tector 240E25 6×2. Dois modelos com versão cabine curta e quatro cabines longas. A distância entre-eixo escolhida foi a de 5.670 mm.

A robustez do Iveco Tector já está aprovada pela Transportes Cavol que utiliza os modelos no transporte de colheitadeiras, tratores, empilhadeiras, retroescavadeiras, mini escavadeiras e motoniveladoras e outros produtos da linha agrícola e industrial e cargas diversas em carretas abertas. Entre elas, o transporte de contêiner com carga frigorificada. As atuais rotas dos Iveco Tector são pelas regiões de Curitiba (PR) e Contagem (MG). “Porém, a nossa previsão a médio prazo é pela atuação dos veículos em Goiânia, Porto Alegre e Jundiaí (SP)”.

Os veículos Iveco Tector da Cavol possuem quarto eixo com carroceria de 11 metros e das seis unidades, duas são implementadas como Munck. Um caminhão Munck é dotado de um equipamento hidráulico utilizado para carregamento, descarregamento, transporte e movimentação de máquinas e de peças pesadas. As outras unidades são utilizadas na aplicação prancha e também como carreta. Os caminhões possuem implementos específicos destinados ao transporte nas aplicações carga seca e carga excedente.

Por transportarem cargas excedentes de peso, os Iveco Tector da Cavol rodam com limite de velocidade e restrição de horários em diversas cidades. “Eles rodam cerca de 7 mil km por mês em vias pavimentadas”, diz o presidente.

Advertisement

De acordo com Roberto Cavol, a transportadora possui uma frota de 87 veículos. “Desse total, 35 dos caminhões são Iveco e queremos em três anos ter uma frota 100% Iveco. A padronização da frota traz muitos benefícios”, explica.

A Transportes Cavol tem quase 40 anos de mercado e atende a todo o território nacional em cargas completas. A empresa atua em todas as cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A empresa foi a primeira transportadora da New Holland e CASE e até hoje atende a CNH. Outros clientes atendidos pela Cavol são Brasif, concessionárias CASE e New Holland, Eadi Columbia, Brafer, Franco Sul, Seara, CSAV, Mafrig, Bernek e Log-in. Faz parte do mix de serviços o transporte de grãos, madeira, implementos agricolas e industriais. A Transportes Cavol cresceu 20% em 2009 e outros 20% em 2010.

IVECO TECTOR: A MELHOR OPÇÃO DE SEMIPESADO DO MERCADO

A linha Iveco Tector contempla versões 4×2, 6×2 e 6×4 (esta um desenvolvimento exclusivo para o Brasil) e é uma das mais completas gamas do segmento. São ao todo 14 versões, incluindo cabines curta e leito, plataforma e cavalo-mecânico e quatro opções de entre-eixos. O motor Iveco-FPT de 250 cv, que gera um torque de 950 NM a 1.400 rpm, reúne economia e desempenho. O Iveco Tector possui a cabine mais confortável da categoria.

A versão Tector Stradale traz o conforto da cabine leito, a maior plataforma de carga da categoria e ainda o exclusivo câmbio ZF de nove marchas com eixo traseiro de redução simples, características que fazem do modelo um caminhão estradeiro perfeito.

Advertisement

O Iveco Tector está vocacionado para aplicação urbana, rodoviária ou intermunicipal, com ampla gama de utilizações, capaz de atender às demandas de todos os profissionais da estrada.