Outros
Iveco Tector é exemplo de produtividade e baixo consumo de combustível para a transportes Cavol
Texto: Impresa Iveco
O Iveco Tector atua na categoria dos semipesados na faixa entre 16 e 31 toneladas de PBT, que representa cerca de um terço das vendas de caminhões no País. O segmento cresceu 57,2% no mercado total em relação a 2009, nas vendas no atacado. Foi a segunda categoria que mais cresceu no ano passado. A Iveco fechou 2010 com 3.420 unidades nesse segmento, 84,4% a mais do que em 2009, o que representa 6,1% de participação, o dobro dos 3,2% que detinha em 2008.
“A Iveco produz os caminhões mais econômicos, robustos, confortáveis e rentáveis do mercado. Nossos investimentos são constantes para deixar nosso cliente sempre à frente. Nossa área de Pós-Venda oferece os melhores serviços e a nossa rede de concessionárias não para de crescer. É uma satisfação para nós termos a Cavol como cliente”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco do Brasil.
“Adquirimos esta nova frota da Iveco por confiarmos na marca. Os caminhões Iveco estão em um nível superior aos concorrentes seja em conforto, robustez, estética e custo benefício. Também temos os modelos Stralis e estamos muito satisfeitos”, afirma Roberto Cavol, diretor da Transportes Cavol. “O desempenho dos Iveco Tector é muito bom, estamos recebendo elogios por parte dos motoristas. Já percebemos que é um caminhão econômico e que não gosta de oficina”, completa.
A Transportes Cavol adquiriu seis Iveco Tector 240E25 6×2. Dois modelos com versão cabine curta e quatro cabines longas. A distância entre-eixo escolhida foi a de 5.670 mm.
A robustez do Iveco Tector já está aprovada pela Transportes Cavol que utiliza os modelos no transporte de colheitadeiras, tratores, empilhadeiras, retroescavadeiras, mini escavadeiras e motoniveladoras e outros produtos da linha agrícola e industrial e cargas diversas em carretas abertas. Entre elas, o transporte de contêiner com carga frigorificada. As atuais rotas dos Iveco Tector são pelas regiões de Curitiba (PR) e Contagem (MG). “Porém, a nossa previsão a médio prazo é pela atuação dos veículos em Goiânia, Porto Alegre e Jundiaí (SP)”.
Os veículos Iveco Tector da Cavol possuem quarto eixo com carroceria de 11 metros e das seis unidades, duas são implementadas como Munck. Um caminhão Munck é dotado de um equipamento hidráulico utilizado para carregamento, descarregamento, transporte e movimentação de máquinas e de peças pesadas. As outras unidades são utilizadas na aplicação prancha e também como carreta. Os caminhões possuem implementos específicos destinados ao transporte nas aplicações carga seca e carga excedente.
Por transportarem cargas excedentes de peso, os Iveco Tector da Cavol rodam com limite de velocidade e restrição de horários em diversas cidades. “Eles rodam cerca de 7 mil km por mês em vias pavimentadas”, diz o presidente.
De acordo com Roberto Cavol, a transportadora possui uma frota de 87 veículos. “Desse total, 35 dos caminhões são Iveco e queremos em três anos ter uma frota 100% Iveco. A padronização da frota traz muitos benefícios”, explica.
A Transportes Cavol tem quase 40 anos de mercado e atende a todo o território nacional em cargas completas. A empresa atua em todas as cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A empresa foi a primeira transportadora da New Holland e CASE e até hoje atende a CNH. Outros clientes atendidos pela Cavol são Brasif, concessionárias CASE e New Holland, Eadi Columbia, Brafer, Franco Sul, Seara, CSAV, Mafrig, Bernek e Log-in. Faz parte do mix de serviços o transporte de grãos, madeira, implementos agricolas e industriais. A Transportes Cavol cresceu 20% em 2009 e outros 20% em 2010.
IVECO TECTOR: A MELHOR OPÇÃO DE SEMIPESADO DO MERCADO
A linha Iveco Tector contempla versões 4×2, 6×2 e 6×4 (esta um desenvolvimento exclusivo para o Brasil) e é uma das mais completas gamas do segmento. São ao todo 14 versões, incluindo cabines curta e leito, plataforma e cavalo-mecânico e quatro opções de entre-eixos. O motor Iveco-FPT de 250 cv, que gera um torque de 950 NM a 1.400 rpm, reúne economia e desempenho. O Iveco Tector possui a cabine mais confortável da categoria.
A versão Tector Stradale traz o conforto da cabine leito, a maior plataforma de carga da categoria e ainda o exclusivo câmbio ZF de nove marchas com eixo traseiro de redução simples, características que fazem do modelo um caminhão estradeiro perfeito.
O Iveco Tector está vocacionado para aplicação urbana, rodoviária ou intermunicipal, com ampla gama de utilizações, capaz de atender às demandas de todos os profissionais da estrada.