Connect with us

Outros

AUTOMEC completa 18 anos e narra a trajetória de crescimento do setor de autopeças

Published

on

Em sua 10ª edição, feira recebe 1.142 marcas expositoras, das quais 130 estão pela primeira vez no evento

Texto: Assessoria de Imprensa
No ano em que completa 18 anos de existência, a AUTOMEC (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) chega à sua 10° edição, mostrando toda a força e potência da indústria automotiva. A Feira surgiu dentro do Salão Internacional do Automóvel. Como o setor de autopeças começou a crescer no mesmo ritmo da indústria automotiva, a promotora do evento investiu em uma Feira exclusiva para esse mercado. Realizada a cada dois anos, a AUTOMEC tem registrado recorde no volume de negócios gerados, consolidando-se como a principal vitrine do setor na América Latina.
A primeira edição da AUTOMEC foi realizada de 9 a 13 de novembro de 1993, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, a Feira reuniu 401 expositores, dos quais 120 eram estrangeiros, e atraiu 53 mil visitantes/compradores, de 48 países.
Em 1995, o setor passava por uma reestruturação profunda e buscava uma nova diretriz para sobreviver a mudanças como a globalização da economia, a redução das alíquotas e as exigências cada vez maiores das montadoras. Ao contrário do que aconteceu em 1993, quando os brasileiros buscavam negócios no exterior, em 1995 os estrangeiros desembarcaram por aqui atraídos pelas oportunidades do mercado nacional.
Naquele ano, a Anfavea já tinha dado sinais de que a produção de veículos no País chegaria a 2,5 milhões até 2000 e apoiava o investimento na indústria nacional. Diante desse cenário, o futuro da AUTOMEC foi traçado. Os empresários da indústria automotiva entenderam a necessidade de um evento dedicado aos segmentos de autopeças, reparação e serviços, para atender aos profissionais do setor de forma qualificada.
A segunda edição da AUTOMEC aconteceu de 7 a 11 de novembro de 1995, no Anhembi, ocupando 30 mil m², espaço 50% maior que o de 1993. Foi um sucesso: 650 expositores (793 marcas representadas), sendo 230 empresas estrangeiras, entre 56 da Itália, 35 da Argentina, 34 dos Estados Unidos, 19 da Alemanha e 30 de Taiwan. A presença estrangeira foi notável também entre os visitantes: 2.500 do exterior, além de 50 mil nacionais que percorreram os estandes da feira.
Em 2009, o evento reuniu 968 expositores, sendo 542 nacionais e 426 internacionais. O público foi de 62.314 visitantes/compradores, com representantes de trinta países, com destaque para os pavilhões da Argentina, França, Uruguai, Espanha, China, Itália, Singapura e Taiwan.
Ao longo dos anos, a feira vem acompanhando o desenvolvimento da indústria automotiva e se posicionando, cada vez mais, como a maior feira de um setor tão importante para a economia. A evolução do setor nos últimos anos foi demonstrada em cada edição da AUTOMEC, por meio de lançamentos e inovações tecnológicas. O crescimento no número de visitantes e expositores nacionais e internacionais é a prova de que a decisão tomada em 1993 foi bem-sucedida.
De acordo com Hércules Ricco, Diretor do evento, “o brasileiro apaixonado por carro, na verdade é apaixonado por peças, por detalhes. E é isso que a AUTOMEC traz ao público. São lançamentos que prometem movimentar a cadeia automobilistica, com muitas novidades em autopeças, serviços e equipamentos”.
A AUTOMEC 2011 conta com a participação de 1.142 marcas expositoras – das quais, 130 estão pela primeira vez no evento. O evento ocupa todo o Pavilhão de Exposições do Anhembi e espera receber mais de 70 mil visitantes/compradores das principais capitais do Brasil e outros 31 países, como Alemanha, Argentina, Canadá, China, Coréia, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Reino Unido entre outros.

Serviço
AUTOMEC
Data: 12 a 16 de abril de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, Parque Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209,
Santana – São Paulo – SP
Visitação: Exclusivamente para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor automotivo e afins. Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados. É obrigatória a apresentação de cartão comercial / R$ 50,00 para quem não comprovar vínculo com o setor.