Outros
Alpha Esportes: Mercedes-Benz próxima do sétimo título no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
Marca defende sua liderança na competição no próximo fim de semana em Taubaté, quando será realizado o Rally dos Bandeirantes
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Os caminhões Atego 1725 4×4 da Mercedes-Benz defendem a liderança da marca no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, aproximando-se do sétimo título da competição. Neste próximo fim de semana, entre 14 e 16 de outubro, eles voltam a enfrentar os duros desafios e as severas trilhas off-road em Taubaté, interior de São Paulo, onde será realizado o Rally dos Bandeirantes, prova válida pelas 10ª e 11ª etapas da competição nacional.
Os seis títulos da Mercedes-Benz foram conquistados em parceria com a equipe Salvini Racing, sendo os quatro últimos, de 2007 a 2010, com o Atego 1725 4×4. Essa excelente performance deixa o piloto Guido Salvini muito confiante, como também o copiloto Fernando Chwaigert e o navegador Flávio Bisi.
“Fizemos um excelente trabalho até aqui, e por isso, temos a chance de definir o campeonato a duas rodadas da final”, disse o piloto. “Mas é certo que esta será uma etapa muito difícil. Manteremos a cautela, identificando os melhores pontos do trajeto para pisar fundo no acelerador”, diz Salvini.
O Atego 1725 4×4 também será utilizado nessa prova pela Petrobras Lubrax, equipe do piloto André Azevedo e do navegador Maykel Justo. “Esta é uma das melhores provas do campeonato e estamos confiantes no resultado”, destaca André.
Atego é reconhecido pela força, robustez e resistência
Os caminhões Mercedes-Benz, especialmente o Atego nos últimos cinco anos, construíram uma imagem sólida de força, robustez e resistência no rali. Isso traz confiabilidade e competitividade às equipes nos duros desafios das trilhas off-road, caracterizadas por terra, areia, lama, poeira, pedra, rios e elevadas temperaturas.
O rali é um ambiente perfeito para que o Atego demonstre nas severas condições de competição a mesma excelência que ele proporciona aos clientes no dia a dia do transporte de carga.
Os caminhões Atego 1725 4×4 da Mercedes-Benz são os únicos da categoria a contar com ar condicionado e vidros elétricos, ampliando o nível de conforto no interior da cabina. Assim, as equipes ganham ainda mais comodidade para se concentrar na dirigibilidade do caminhão.
O Atego é também o único do rali com rodas de alumínio, o que reduz o peso do veículo, contribuindo para melhor performance durante as provas.
Laboratório a céu aberto
Além do aspecto esportivo, as provas de rali funcionam como uma espécie de laboratório a céu aberto para rigorosos testes de resistência de componentes do caminhão, como motor, câmbio, eixos, diferencial, suspensão, freios e cabina.
É o rigor nos testes e ensaios que assegura a robustez e resistência do Atego, um caminhão Mercedes-Benz produzido para as severas aplicações das estradas e cidades brasileiras, bem como dos demais países para onde a Empresa exporta seus produtos.
Para participar das provas de rali, os caminhões Mercedes-Benz passam por algumas adequações visando atender a normas de orgãos internacionais e nacionais de automobilismo, que exigem que os veículos mantenham na competição grande parte de sua originalidade.
A potência do motor eletrônico do Atego 1725, por exemplo, chega a 440 cv na competição, com torque em torno de 1.800 Nm. Essa potência, a maior da categoria no Brasil, é calibrada de acordo com a característica de cada trecho da prova, buscando-se assim o melhor aproveitamento da força do motor. Para maior competitividade e segurança do caminhão no rali, o Atego 1725 recebe modificações no trem-de-força, o que garante uma relação mais adequada entre embreagem, câmbio, motor e eixos.
O Atego é o único da sua categoria que conta com eixo de carcaça fundida, o que aumenta significativamente a sua resistência e durabilidade.
You must be logged in to post a comment Login