Alpha Notícias: Sistema SYNC ganha lugar de honra no Museu do Computador
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Alpha Notícias: Sistema SYNC ganha lugar de honra no Museu do Computador


Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, com John C. Hollar, presidente do Museu da História do Computador
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Quem visita o Museu da História do Computador, em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos, espera encontrar nomes como Microsoft, IBM, Apple e Google. Agora, essas marcas líderes da tecnologia têm a companhia da Ford, com a inclusão do sistema SYNC de comunicação e conectividade ao acervo permanente do museu.
“Estamos honrados. O SYNC nos ajudou a avançar mais rápido do que se poderia esperar de uma empresa automobilística, trazendo um novo grau de abertura e acesso que mudou para sempre a nossa visão de negócios para atender os consumidores”, diz Paul Mascarenas, vice-presidente e chefe técnico de Pesquisa e Inovação da Ford. “O SYNC incorpora tudo o que a Ford representa: ir além para transformar ideias inovadoras em produtos acessíveis e valiosos para milhões de pessoas.”
“Na medida em que os carros se transformaram em plataformas móveis para as necessidades de comunicação e entretenimento dos consumidores, a interseção entre o desenvolvimento dos automóveis e da computação tornou-se uma área importante de atenção para o museu”, diz Alex Bichannek, curador e gerente do Museu da História do Computador.
“A parceria da Ford com a Microsoft na tecnologia SYNC é um exemplo desse novo cenário”, ele acrescenta. “O Museu da História do Computador tem a satisfação de incluir a primeira geração do Ford SYNC ao seu acervo permanente, como parte do nosso esforço contínuo para documentar os efeitos da computação na sociedade em geral.” 
Comandos de voz
O SYNC é o premiado sistema de conectividade a bordo que oferece controle de voz para celular e tocadores de música digitais, conectados via Bluetooth ou USB. A Ford desenvolveu o sistema junto com a Microsoft, usando a plataforma Automotiva Embarcada Windows.
“Quando nos reunimos pela primeira vez com a Ford, há cerca de uma década, sabíamos que queríamos desenvolver um sistema que conectasse o estilo de vida digital dos consumidores com os veículos que eles têm hoje, e também pelos próximos anos – seja qual for o dispositivo”, diz Kevin Dallas, gerente geral da plataforma Windows Embarcada na Microsoft. “Ter o SYNC incorporado à coleção do Museu da História do Computador é um reconhecimento da grande inovação do sistema e do trabalho duro de nossos engenheiros para entregar um produto que continua a atender as crescentes necessidades e expectativas dos consumidores.”
4 milhões de unidades

O SYNC estreou no mercado norte-americano no Focus 2008, como opcional, com preço de US$395. Dois anos depois, ele se tornou disponível em todas as linhas de veículos da marca nos Estados Unidos. No começo de 2012, o SYNC já equipava mais de 4 milhões de veículos. Até 2015, a expectativa é que esse número cresça para 9 milhões, com a introdução dessa tecnologia em produtos ao redor do mundo.
Novos aplicativos
A lista de programas para a plataforma SYNC foi seguidamente ampliada com o lançamento de novos aplicativos, muitos deles oferecidos como upgrade para serem baixados e instalados em casa ou nos distribuidores Ford. Os principais são:
o “911 Assist” (2008) – liga automaticamente para os serviços de emergência quando o airbag do carro é disparado, usando o celular;
“Relatório de Saúde do Veículo” (2008) – relatório de diagnóstico do veículo, produzido a bordo e enviado pelo celular para ser acessado em um portal da web (www.syncmyride.com);
SYNC Services (2009) – com a adição de GPS ao SYNC, a Ford criou uma rede de serviços que podem ser acessados por comando de voz, como notícias personalizadas, informações de trânsito, orientação de rotas, previsão do tempo, informações de negócios e placares esportivos. Poucos meses depois, outros serviços foram adicionados a essa rede baseada na “nuvem”, como horóscopo, mercado de ações, programação de filmes e informações de viagem;
“Sendo to SYNC” (2010) – usando o SYNC Services, permite enviar um endereço de destino pelo MapQuest ou Google Maps direto para o seu carro, com instruções rua a rua;
“Destinations App” (2010) – aproveitando os serviços baseados na nuvem, o primeiro aplicativo do SYNC para smartphone trouxe mais conveniência para os consumidores, permitindo buscar e definir seus destinos e até checar o trânsito quando estão fora do veículo;
“AppLink” (2010) – aplicativo inovador que ajudou a Ford a ser a primeira a oferecer aplicativos para smartphone ativados por voz, como Pandora e Stitcher, trabalhando com desenvolvedores em sua própria linguagem de programação e usando o aplicativo de interface de programação (API). Hoje, há 10 aplicativos do SYNC para smartphones disponíveis nas três principais plataformas: iOS, Android e BlackBerry OS.
O nascimento do SYNC
Em 2005, a Ford – há muito tempo considerada uma “fast-follower” (adepta rápida) em tecnologia – procurava caminhos para mudar a sua percepção e a sua cultura. “Nós vimos a conectividade como um caminho para mudar esse paradigma”, diz Doug VanDagens, agora diretor global de Serviços Conectados Ford, um dos membros do time que iniciou o projeto SYNC. 
Ao mesmo tempo, a Microsoft estava inovando no mercado automotivo com seu sistema operacional embarcado Windows CE. Um vídeo sobre o início do SYNC está disponível neste link: http://youtu.be/CGP9j9iYzww.
Em abril de 2005, Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, e Bill Gates, então presidente da Microsoft, falaram na Cúpula Automotiva Global Microsoft, em Dearborn, EUA, sobre como poderiam colaborar para trazer o estado da arte da tecnologia para dentro dos carros.
Enquanto os consumidores trocam seus celulares e tocadores digitais a cada dois anos para se manter atualizados, os veículos normalmente duram uma década ou mais. Apostar em um sistema embarcado poderia deixar o carro inapelavelmente defasado muito antes do fim da sua vida útil.
Em vez de forçar o proprietário a comprar outro plano de conexão para o seu carro, a Ford buscou uma plataforma de conectividade que permitisse usar a tecnologia já instalada.
“Ao final de 2005, o grupo de Engenharia Eletrônica e Sistemas Elétricos da Ford começou a desenvolver ativamente uma plataforma que pudesse ser atualizada com as últimas tendências da tecnologia durante toda a vida do carro”, diz VanDagens. “Tendo a Windows CE como base, podíamos adicionar novas funcionalidades com aplicativos que os proprietários poderiam baixar da web e instalar usando um dispositivo USB.”
Colaborando com fornecedores, incluindo a líder em reconhecimento de voz Nuance, eles desenvolveram uma interface de voz robusta e fácil de usar. Ela permite aos motoristas fazer e receber chamadas, selecionar músicas, artistas, álbuns, gêneros e listas musicais, mantendo suas mãos no volante e os olhos na pista.
Projetar o sistema em torno dos dispositivos móveis mostrou imediatamente ser a escolha certa. Apenas dois dias depois do anúncio oficial do SYNC, a Apple introduziu o iPhone. Em poucos anos, os smartphones deixaram de ser um nicho para dominar o mercado de celulares.
Com centenas de milhões de pessoas usando celulares e uma ampla gama de aplicativos capazes de rodar em várias mídias em conexões rápidas sem fio, o SYNC saiu em vantagem.
“O SYNC se tornou um marco na redefinição do automóvel, de um simples meio de transporte em uma plataforma tecnológica que permite ao consumidor aproveitar todos os seus recursos”, diz Venkatesh Prasad, outro membro do time de desenvolvimento e agora líder técnico de inovação aberta de Pesquisa e Inovação da Ford.

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