Connect with us

Alpha Notícias: Hyundai comemora marca histórica com novo recorde da indústria nacional

Published

on



Montadora alcançou a produção de dois milhões de veículos em Piracicaba em apenas 11 anos


A Hyundai Motor Brasil alcançou a marca de dois milhões de veículos produzidos no país desde o início das operações de sua fábrica em Piracicaba (SP), em 20 de setembro de 2012. O período de 11 anos e 20 dias para a produção deste volume é o novo recorde de tempo para a indústria brasileira.

“Nestes 11 anos de atividades da fábrica de Piracicaba registramos uma história cheia de sucessos. A marca dos 2 milhões de veículos produzidos em tempo recorde comprova a excelente utilização de nossa capacidade instalada, sem praticamente qualquer interrupção ou redução de nossos turnos”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

Em 2018, a Hyundai já havia registrado o menor prazo para a marca de 1 milhão de veículos produzidos: 5 anos e 10 meses. O veículo de número 2.000.000 a sair das linhas de montagem da Hyundai no Brasil é um Creta Nova Geração Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk, que será empregado em ações comemorativas ao longo deste mês.

Do volume total produzido desde 2012, os modelos da família HB20 representam 1 milhão e 600 mil unidades, sendo as outras 400 mil unidades do modelo CRETA, comercializado a partir de 2017. Como a fábrica de Piracicaba é dedicada prioritariamente ao mercado interno, 1 milhão e 940 mil unidades foram destinadas ao Brasil (97%), enquanto 60 mil veículos (3%) foram exportados para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. Dentro do processo de produção da Hyundai em Piracicaba, 100% das unidades fabricadas são testadas dinamicamente, em pista que simula 14 tipos diferentes de solo. Atualmente, a fábrica produz 42 veículos por hora.

O complexo industrial da Hyundai em Piracicaba abriga também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, desde 2015, e uma fábrica de motores, inaugurada ano passado. Com capacidade instalada para produzir 150 mil veículos no primeiro ano, em 2 turnos, e 180 mil a partir de setembro de 2013, com a introdução do terceiro turno, está preparado, desde 2019, para produzir até 210 mil unidades ao ano. Ao completar 2 milhões de veículos agora em outubro de 2023, a Hyundai comemora uma utilização média de suas instalações industriais acima de 95% ao longo desses 11 anos.