Connect with us

Alpha Notícias: Stellantis comemora 25 anos do lançamento da Fiat Strada

Published

on



Picape trouxe diversas inovações para a categoria ao longo dos anos


Em outubro de 1998 a Fiat apresentou para o mercado brasileiro a Strada, uma picape compacta que revolucionaria não apenas para o seu segmento, mas também para toda a indústria automotiva nacional. Responsável por trazer diversas inovações para a categoria, a Strada comemora 25 anos de existência, com uma trajetória de sucesso e uma legião de fãs.

“A Strada é um verdadeiro divisor de águas no segmento de picapes. Ela conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Afinal, estar há 25 anos no mercado não é para qualquer um. A Strada é um verdadeiro case de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.


No total, são mais de dois milhões de unidades produzidas desde que ela chegou ao mercado. E não para por aí: a Strada ainda se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país desde 2021.

Desde seu lançamento, a picape da Fiat tem sido um exemplo de inovação, versatilidade e sucesso no segmento de picapes, conquistando uma legião de fãs e clientes fiéis ao longo dos anos. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape foi pioneira em diversos pontos ao longo de sua trajetória, como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013.

Em 2020, passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares, ficou ainda mais robusta, tecnológica e ainda ganhou um novo design. No ano seguinte, ela inovou mais uma vez ao se tornar a primeira de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT.

Em agosto deste ano, para seguir no topo, o modelo trouxe novidades para lá de especiais. Sua performance que já era boa, ficou ainda melhor. Isso porque ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex, que traz 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm e ainda permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos.

Como se não bastasse, com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo. Além disso, houve mudanças no design e ela ainda ganhou uma nova versão, a Ultra, que chegou para completar a família Strada. Topo de linha do modelo, junto com a Ranch, a nova versão se destaca pela sua exclusividade, esportividade e ampla lista de equipamentos.