Connect with us

Serviços

Alpha Serviços: Saiba como ter mais segurança com o carro em períodos de chuva

Published

on



A manutenção do veículo e checagem regular é fundamental para evitar acidentes


Dias chuvosos e direção formam uma combinação arriscada. Conduzir sob chuva e neblina exige atenção redobrada e precauções especiais ao condutor.

“Os condutores precisam estar preparados para as fortes chuvas de verão que estão ocorrendo. As ruas ficam mais escorregadias prejudicando o controle, tempo de frenagem e a visibilidade. Por isso, manter o veículo com boa manutenção e dirigir com segurança é essencial”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Nesse cenário, separamos oito dicas aos motoristas para uma direção mais segura e responsável:

Pneus: verifique regularmente a pressão dos pneus e a profundidade dos sulcos de acordo com o indicador TWI. Para ter um desempenho ideal na chuva, selecione um pneu com design de banda de rodagem e compostos de borracha que ofereçam recursos aprimorados de direção em piso molhado, como o Turanza T005.

Velocidade moderada: reduzir a velocidade irá melhorar a distância de parada para evitar frear repentinamente, ajudando também a se adaptar às condições escorregadias da pista. Ao frear, acelerar ou virar, evite movimentos bruscos e abruptos.

Distância segura: mantenha uma distância segura do veículo à frente para garantir tempo de reação suficiente. Como os outros carros podem não ter pneus adequados para a direção em pavimento molhado, fique alerta nas placas de parada e nos semáforos vermelhos.

Faróis acesos: mantenha os faróis ligados mesmo durante o dia para ajudar a aumentar a visibilidade.

Verifique seus limpadores: certifique-se de que os para-brisas e os espelhos estejam limpos para uma visão clara. Caso necessário, instale novas palhetas para garantir uma boa visibilidade.

Aquaplanagem: evite transitar por áreas alagadas; a profundidade da água pode ser enganadora e causar danos ao veículo. Neste caso, deve-se manter a calma e não pisar no freio bruscamente, mas sim reduzir a velocidade aos poucos e assegurar que o veículo continue em linha reta.

Freios em boas condições: cheque regularmente os freios para garantir uma resposta eficaz. sua verificação é essencial para manter a segurança sobretudo durante o período de chuvas.

Evite ultrapassagens: nos dias chuvosos, a pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Para aumentar a segurança, o motorista pode manter a faixa da direita como medida de proteção, já que terá mais espaço para realizar uma manobra de emergência em caso de eventos inesperados.