A Porsche amplia seu portfólio de modelos elétricos no mercado brasileiro com os Macan, com preço a partir de R$ 560 mil e o Macan 4S, com preço a partir de R$ 630 mil. Ambos já estão disponíveis para encomenda e as primeiras unidades deverão ser entregues ainda no quarto trimestre deste ano.
Dessa forma a Porsche dobrou o tamanho da linha de modelos do seu primeiro SUV elétrico. O Macan, com tração traseira, entrega principalmente alta eficiência e autonomia. Já o novo Macan 4S preencherá a lacuna entre o Macan 4 e o Macan Turbo.
Agora são quatro versões do Porsche Macan com preço a partir de 560 mil
O Macan 4S está equipado com o sistema de Gerenciamento de Tração Porsche (ePTM) controlado eletronicamente, que distribui a potência de tração entre os eixos dianteiro e traseiro cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional.
O novo modelo de entrada Macan para o mundo dos SUVs elétricos da Porsche também obtém sua energia de uma bateria de alta voltagem com um conteúdo de energia bruto de 100 kWh.
A propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor do eixo traseiro utilizado no Macan 4, com um diâmetro de 210 milímetros, um comprimento ativo de 200 mm e uma potência de 340 cavalos.
O motor elétrico possui um inversor de pulso de 480 amperes (PWR) em que o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) é utilizado para proporcionar maior eficiência.
O Porsche Macan 4S possui um novo motor no eixo traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 amperes
Ele reduz significativamente as perdas de comutação no inversor de pulso e permite frequências de comutação mais altas. Em combinação com o Launch Control, o Macan produz até 360 cavalos de potência com o overboost, e o torque máximo é de 563 Nm.
Partindo da inércia, o carro atinge a marca de 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Ao abdicar da tração integral, o Macan é 110 quilogramas mais leve que o Macan 4 e, portanto, consome menos energia e entrega uma maior autonomia. Os dados de alcance e autonomia, medidos de acordo com os padrões do Inmetro, ainda não são conhecidos e serão comunicados futuramente.
O Macan 4S possui um novo motor no eixo traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 amperes. O motor elétrico tem um diâmetro de 230 milímetros e um comprimento ativo de 150 milímetros. Juntamente com o motor do eixo dianteiro também usado no Macan 4 e no Turbo, entrega uma potência do sistema de 448 cavalos com um curto overboost de potência para até 516 cavalos.
Com o Launch Control, o torque máximo é de 820 Nm. Os números de desempenho são impressionantes: com o Launch Control, o Macan 4S acelera de 0 – 100 km/h em 4,1 segundos e tem uma velocidade máxima de 240 km/h.
Os modelos Macan, incluindo o Macan 4S, estão equipados com o gerenciamento eletrônico de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM) como item de série. A suspensão pneumática adaptativa com sistema de nivelamento e ajuste de altura, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e o eixo traseiro direcional permitem que o chassi seja ainda mais otimizado para maior desempenho e conforto.
Os dois novos modelos possuem todas as qualidades da segunda geração do Macan, incluindo o design progressivo e atemporal com aerodinâmica otimizada para autonomia (cw = 0.25). A arquitetura de 800 volts da Plataforma Elétrica Premium (PPE) permite uma capacidade de carga DC de até 270 kW. A bateria de alta voltagem pode ser carregada de 10 a 80 por cento em cerca de 21 minutos em uma estação de carregamento rápido adequada.
Uma nova cor exterior, Cinza Slate Neo, está agora disponível para todos os modelos Macan. Uma roda Macan S de 20 polegadas foi adicionada ao portfólio de rodas. Um novo pacote de design off-road também está opcionalmente disponível para todos os modelos, melhorando ainda mais a usabilidade diária do Macan.
Estradas de terra acidentadas e subidas e descidas particularmente íngremes podem ser dominadas ainda mais facilmente do que antes. A geometria alterada do para-choque dianteiro aumentou o ângulo de ataque para até 17,4 graus, dependendo do modelo (com a suspensão pneumática em um nível especificamente elevado). Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o pacote de design off-road também aumenta a distância livre do solo em 10 mm, para 195 mm na configuração normal.
A Porsche oferece o pacote em duas cores: em Cinza Vesuvius ou na cor exterior. O para-choque dianteiro, as saias laterais, os painéis do difusor e os trilhos do teto são então pintados de acordo. Rodas de design off-road de 21 polegadas combinando em Cinza Vesuvius também são oferecidas. Para os clientes que escolhem a variante do pacote de design off-road na cor exterior do carro, as lâminas laterais também são pintadas na mesma cor. Os trilhos do teto podem ser encomendados em Preto, Prata ou Turbonite (apenas Turbo).
Para o Macan, Macan 4 e Macan 4S, o para-choque dianteiro off-road com um aplique em Cinza Versuviu também está disponível separadamente. O ângulo de abordagem aumenta como no pacote de design off-road.
Com a eletrificação do Macan, a Porsche introduziu uma interface de exibição e controle completamente novo em seu modelo SUV de sucesso. A interface oferece uma mistura de elementos digitais e analógicos. Estes incluem um painel de instrumentos com um display curvo de 12,6 polegadas e os opcionais display para o passageiro de 10,9 polegadas e head-up display com tecnologia de realidade aumentada.
A Porsche mais uma vez atualizou completamente o design das telas para todos os modelos Macan. O Macan traz uma aparência moderna atualizada e o novo aplicativo Temas, que pode ser usado para ajustar a cor de fundo dos displays e a iluminação ambiente para combinar com a cor exterior, com doze cores para escolher.