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Cummins inicia em 2025 produção local do eixo MS-18X HD

A Cummins dará início à produção local do eixo MS-18X HD na planta de Osasco, São Paulo, em janeiro de 2025. A fabricação e aprimoramento dos componentes principais desse eixo, como o par de coroa e pinhão, serão realizados gradualmente ao longo do ano, elevando o índice de conteúdo local.
Produção nacional do eixo MS-18X HD promete maior durabilidade e capacidade de carga
O gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul, Adriano Esperidião, destaca que a produção nacional permitirá aos clientes usufruírem dos benefícios de compra local, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria nacional.
No processo de produção local, o par de coroa e pinhão receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste. O rolamento do pinhão, essencial para suportar cargas elevadas, também será aprimorado com maior capacidade de carga. As engrenagens satélites e planetárias, fabricadas no Brasil, terão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.
Para a produção local do eixo MS-18X HD em Osasco, foram desenvolvidos novos processos, incluindo tratamento superficial e adaptações na linha de montagem. A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, utilizando tecnologia avançada de solda a laser. Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa, atendendo aos padrões de robustez e qualidade.
O eixo MS-18X HD, projetado no Brasil, suporta até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e amplia o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado. Desenvolvido para atender às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especificadas na Resolução 882, a norma estabelece novos limites de carga e configurações de eixos para veículos pesados no Brasil. O modelo aprimorado é compatível com veículos 6×2.
Cummins inicia em 2025 produção local do eixo MS-18X HD
As inovações resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada PBTC em relação ao modelo anterior. Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, mantendo a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais.
Durante a Fenatran 2024, os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD foram apresentados com o eixo MS-18X HD, aumentando em 5% a capacidade de tração e permitindo o transporte de até 58,5 toneladas. Esses extrapesados estarão disponíveis no mercado a partir de janeiro de 2025, projetados para o transporte rodoviário de médias e longas distâncias, atendendo a diversas demandas do setor com maior capacidade de carga e resistência. Com essas novas características, os veículos garantem um transporte eficiente de cargas pesadas.