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Uruguai adota caminhões a hidrogênio verde para transporte

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Uruguai adota caminhões a hidrogênio verde para transporte Projeto inovador promove sustentabilidade e eficiência O Uruguai está avançando na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética com a adoção de seis caminhões Hyundai FCEV do modelo XCIENT Fuel Cell 6x4 Tractor. Esses veículos serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 quilômetros com uma única recarga de hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destacou a importância desse projeto para promover o exemplo uruguaio em outros países da região. Segundo Cousseau, a experiência do Uruguai servirá de inspiração para outras nações adotarem o hidrogênio como combustível de emissão zero. Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto prevê a construção da primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. As obras estão programadas para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW que alimentará uma usina de eletrólise. Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponibilizados para operações no primeiro semestre de 2026. Stephen Jakter, vice-presidente da Hyundai Fidocar, ressaltou as boas condições do Uruguai para o desenvolvimento do hidrogênio verde, devido à sua matriz energética renovável e ao compromisso com a sustentabilidade. O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes do planeta e pode ser obtido por meio da eletrólise da água. Para que seja considerado hidrogênio verde, a produção deve utilizar fontes de energia que não gerem gases de efeito estufa. No Projeto Kahirós, o hidrogênio será gerado a partir de energia solar, utilizando tecnologia bifacial que aumenta a eficiência dos parques solares ao capturar luz solar pela parte frontal e traseira dos painéis. Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell estarão equipados com duas pilhas de células de combustível de hidrogênio de 90 kW cada, totalizando 180 kW, além de um motor elétrico de 350 kW com torque máximo de 2.237 Nm. Lançado em 2020, o caminhão Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível de hidrogênio produzido em série no mundo. Já foram comercializadas mais de 280 unidades em nove países. Três pontos positivos do modelo são a eficiência energética, a autonomia de 720 km e o uso de hidrogênio verde. Um aspecto que pode ser melhorado é a ampliação da infraestrutura de recarga para suportar uma frota maior.

O Uruguai está avançando na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética com a adoção de seis caminhões Hyundai FCEV do modelo XCIENT Fuel Cell 6×4 Tractor. Esses veículos serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 quilômetros com uma única recarga de hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destacou a importância desse projeto para promover o exemplo uruguaio em outros países da região. Segundo Cousseau, a experiência do Uruguai servirá de inspiração para outras nações adotarem o hidrogênio como combustível de emissão zero.

Projeto inovador promove sustentabilidade e eficiência

Uruguai adota caminhões a hidrogênio verde para transporte Projeto inovador promove sustentabilidade e eficiência O Uruguai está avançando na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética com a adoção de seis caminhões Hyundai FCEV do modelo XCIENT Fuel Cell 6x4 Tractor. Esses veículos serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 quilômetros com uma única recarga de hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destacou a importância desse projeto para promover o exemplo uruguaio em outros países da região. Segundo Cousseau, a experiência do Uruguai servirá de inspiração para outras nações adotarem o hidrogênio como combustível de emissão zero. Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto prevê a construção da primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. As obras estão programadas para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW que alimentará uma usina de eletrólise. Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponibilizados para operações no primeiro semestre de 2026. Stephen Jakter, vice-presidente da Hyundai Fidocar, ressaltou as boas condições do Uruguai para o desenvolvimento do hidrogênio verde, devido à sua matriz energética renovável e ao compromisso com a sustentabilidade. O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes do planeta e pode ser obtido por meio da eletrólise da água. Para que seja considerado hidrogênio verde, a produção deve utilizar fontes de energia que não gerem gases de efeito estufa. No Projeto Kahirós, o hidrogênio será gerado a partir de energia solar, utilizando tecnologia bifacial que aumenta a eficiência dos parques solares ao capturar luz solar pela parte frontal e traseira dos painéis. Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell estarão equipados com duas pilhas de células de combustível de hidrogênio de 90 kW cada, totalizando 180 kW, além de um motor elétrico de 350 kW com torque máximo de 2.237 Nm. Lançado em 2020, o caminhão Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível de hidrogênio produzido em série no mundo. Já foram comercializadas mais de 280 unidades em nove países. Três pontos positivos do modelo são a eficiência energética, a autonomia de 720 km e o uso de hidrogênio verde. Um aspecto que pode ser melhorado é a ampliação da infraestrutura de recarga para suportar uma frota maior.

Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto prevê a construção da primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. As obras estão programadas para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW que alimentará uma usina de eletrólise. Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponibilizados para operações no primeiro semestre de 2026. Stephen Jakter, vice-presidente da Hyundai Fidocar, ressaltou as boas condições do Uruguai para o desenvolvimento do hidrogênio verde, devido à sua matriz energética renovável e ao compromisso com a sustentabilidade.

O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes do planeta e pode ser obtido por meio da eletrólise da água. Para que seja considerado hidrogênio verde, a produção deve utilizar fontes de energia que não gerem gases de efeito estufa. No Projeto Kahirós, o hidrogênio será gerado a partir de energia solar, utilizando tecnologia bifacial que aumenta a eficiência dos parques solares ao capturar luz solar pela parte frontal e traseira dos painéis. Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell estarão equipados com duas pilhas de células de combustível de hidrogênio de 90 kW cada, totalizando 180 kW, além de um motor elétrico de 350 kW com torque máximo de 2.237 Nm.

Uruguai adota caminhões a hidrogênio verde para transporte

Uruguai adota caminhões a hidrogênio verde para transporte Projeto inovador promove sustentabilidade e eficiência O Uruguai está avançando na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética com a adoção de seis caminhões Hyundai FCEV do modelo XCIENT Fuel Cell 6x4 Tractor. Esses veículos serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 quilômetros com uma única recarga de hidrogênio. O presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, destacou a importância desse projeto para promover o exemplo uruguaio em outros países da região. Segundo Cousseau, a experiência do Uruguai servirá de inspiração para outras nações adotarem o hidrogênio como combustível de emissão zero. Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto prevê a construção da primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. As obras estão programadas para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW que alimentará uma usina de eletrólise. Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponibilizados para operações no primeiro semestre de 2026. Stephen Jakter, vice-presidente da Hyundai Fidocar, ressaltou as boas condições do Uruguai para o desenvolvimento do hidrogênio verde, devido à sua matriz energética renovável e ao compromisso com a sustentabilidade. O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes do planeta e pode ser obtido por meio da eletrólise da água. Para que seja considerado hidrogênio verde, a produção deve utilizar fontes de energia que não gerem gases de efeito estufa. No Projeto Kahirós, o hidrogênio será gerado a partir de energia solar, utilizando tecnologia bifacial que aumenta a eficiência dos parques solares ao capturar luz solar pela parte frontal e traseira dos painéis. Os caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell estarão equipados com duas pilhas de células de combustível de hidrogênio de 90 kW cada, totalizando 180 kW, além de um motor elétrico de 350 kW com torque máximo de 2.237 Nm. Lançado em 2020, o caminhão Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível de hidrogênio produzido em série no mundo. Já foram comercializadas mais de 280 unidades em nove países. Três pontos positivos do modelo são a eficiência energética, a autonomia de 720 km e o uso de hidrogênio verde. Um aspecto que pode ser melhorado é a ampliação da infraestrutura de recarga para suportar uma frota maior.

Lançado em 2020, o caminhão Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível de hidrogênio produzido em série no mundo. Já foram comercializadas mais de 280 unidades em nove países. Três pontos positivos do modelo são a eficiência energética, a autonomia de 720 km e o uso de hidrogênio verde. Um aspecto que pode ser melhorado é a ampliação da infraestrutura de recarga para suportar uma frota maior.

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