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Pirelli estreia novo pneu traseiro na Moto2 em Sachsenring

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A 11ª etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade de 2025 acontece neste fim de semana no circuito de Sachsenring, Alemanha, e carrega um elemento técnico que desperta atenção entre pilotos e equipes: a estreia do pneu traseiro D0922, desenvolvido pela Pirelli especialmente para a categoria Moto2. A introdução desse novo composto é considerada um momento chave na temporada, por permitir uma avaliação comparativa direta com o SC1 médio padrão já consolidado no grid.

Pilotos terão à disposição nova especificação traseira para avaliação em condições extremas

A nova especificação tem como objetivo oferecer maior estabilidade e consistência de desempenho ao longo da corrida. A composição do D0922 posiciona-se entre um pneu macio e um médio, e apresenta também estrutura diferenciada. Segundo a fabricante, o desenvolvimento desta solução responde às exigências específicas de Sachsenring, que impõe desgaste acentuado aos pneus, especialmente nos trechos de curvas à esquerda.

Durante o fim de semana, os pilotos da Moto2 terão acesso a oito unidades do D0922 e oito do SC1 padrão, permitindo decisões estratégicas baseadas nos treinos livres e na aderência do novo composto. Na dianteira, estarão disponíveis o SC1 macio, também em oito unidades, e o SC2 médio, limitado a seis.

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“Após darmos continuidade ao desenvolvimento dos compostos macios em Silverstone, Aragão e Assen, em Sachsenring focaremos mais nos compostos da faixa dos médios”, explica Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli. “O circuito alemão é bastante exigente para os pneus devido à abrasividade do asfalto e à predominância de curvas para a esquerda, que sobrecarregam especialmente o ombro mais afetado do pneu.”

No ano passado, os pilotos da Moto2 contaram com dois compostos macios, sendo o D0532 o preferido na corrida. Segundo Barbier, apesar dos resultados positivos, a Pirelli optou por introduzir o D0922 este ano em busca de maior evolução. “Nosso objetivo é melhorar continuamente, por isso decidimos introduzir um novo pneu traseiro, que deve oferecer mais estabilidade e maior consistência de performance”, afirma.

Pirelli estreia novo pneu traseiro na Moto2 em Sachsenring

Já os pilotos da Moto3 manterão a alocação tradicional: SC1 macio e SC2 médio, tanto na dianteira quanto na traseira, padrão adotado nas etapas anteriores. Em 2024, o SC2 médio foi referência em Sachsenring para ambas as extremidades das motocicletas.

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O fim de semana em Sachsenring representa um ponto de virada na temporada, não apenas por ser a etapa que marca a metade do campeonato, mas por fornecer dados técnicos relevantes sobre o comportamento dos pneus em um dos circuitos mais exigentes do calendário.

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