Outros
Citroën coloca três carros nos cinco primeiros lugares no Rali da Finlândia
Tradicionalmente dominado pelos pilotos “da casa”, etapa finlandesa consolida liderança da Citroën no Campeonato Mundial de Rali
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Dois Citroën DS3 nos três primeiros lugares e a consolidação da liderança nos mundiais de Pilotos e Construtores. O Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), terminou com vitória da dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena e o terceiro lugar de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia. Uma vitória extremamente gratificante para a equipe Citroën: tradicionalmente, a etapa finlandesa é dominada pelos pilotos locais, já que o rali é uma modalidade extremamente popular naquele país. Foi a segunda vitória de Loeb/Elena na Finlândia – a primeira aconteceu em 2008.
A dupla heptacampeã liderou o rali desde o primeiro estágio. Só deixou de ocupar o primeiro lugar nos tempos acumulados no segundo dia, após os estágios 9 e 10, quando Ogier/Ingrassia estiveram na ponta. Loeb/Elena recuperaram a liderança e entraram no último estágio com pequena vantagem sobre Jari-Matti Latvala e Ogier, seus mais próximos perseguidores. Saindo para a estrada em primeiro lugar – e temeroso de encontrar condições de pista menos favoráveis do que os pilotos que viriam atrás -, Loeb decidiu que o melhor meio de defesa seria o ataque. Imprimiu um ritmo muito forte e surpreendeu ao abrir, logo no primeiro estágio do último dia, uma diferença superior a 6 segundos sobre Latvala. “Pilotei o tempo todo no limite”, resumiu.
Com esta nova vitória, Loeb/Elena ampliam seu recorde para 66 vitórias no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Todas foram obtidas pela Citroën, com modelos Xsara, C4 e, agora, DS3. “Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira. Meu objetivo era estar na liderança do campeonato antes da chegada das etapas em asfalto. Consegui, mas ainda falta muito para o final do campeonato.”
Ogier/Ingrassia ocuparam o segundo lugar durante a maior parte do tempo. E só perderam a posição para Latvala/Anttila por causa de um pneu furado. “Tínhamos boas chances de lutar pela vitória até o pneu furar. É frustrante porque foi um incidente de corrida que arruinou nossas chances.”
Olivier Quesnel, chefe da Citroën Racing, fez questão de ressaltar que a equipe deixou as duas duplas à vontade para lutar pela vitória. “Assumimos a decisão de deixá-las correr da maneira que quisessem. Eles lutaram pela vitória e quero parabenizar também a equipe técnica pelo trabalho feito no DS3 para chegar a este nível de competitividade e resistência.”
Outros dois Citroën DS3, inscritos por equipes particulares, terminaram nos dez primeiros lugares. Petter Solberg/Chris Patterson receberam a bandeirada final na quinta colocação, enquanto Kimi Räikkönen/Kaj Lindström terminaram em nono. Por coincidência, as duas duplas ocupam essas mesmas colocações no campeonato.
Rali da Finlândia − 28 a 30 de julho de 2011
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 2h39:37.0
2) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 8.1
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 12.8
4) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 1:09.1
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 1:16.2
6) Mads Østberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 1:27.8
7) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 3:25.5
8) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 3:53.2
9) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, a 3:59.8
10) Juho Hänninen (Finlândia)/Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, a 5:13.7