Alpha Motos: Honda amplia oferta de scooters no Brasil com a Forza 350
Motos

Alpha Motos: Honda amplia oferta de scooters no Brasil com a Forza 350



Modelo é sinônimo de potência, sofisticação e alta tecnologia e tem preço a partir de R$ 47.000,00


Presente na linha Honda Global há mais de duas décadas, a Honda apresentou a Forza 350 equipada com o inédito motor de 330 cc para completar a maior gama do segmento das scooters do País.

Importada da Ásia, na planta na Tailândia, a versão da Forza trazida para o Brasil é a mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia V-Belt.


A excelente performance, garante à Forza 350 a desenvoltura e segurança necessária em rodovia inclusive com a presença de garupa, e ambos ocupantes desfrutam de aprimorada ergonomia com o máximo de conforto, seja por conta do amplo banco em dois níveis, como pela presença do para-brisa com regulagem de altura com controle elétrico.

A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o imponente para-brisas elétrico controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para oferecer excelente proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos à volta e por cima da cabeça do condutor e garupa, assim como reduzir o ruído do vento.


A posição do para-brisas pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em cidade como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.

Ao associar um estilo elegante à eficiência aerodinâmica, a Forza 350 consegue misturar modernidade com esportividade. De fato, as palavras-chave da equipe de design foram “agressividade, técnica e potência”; aspectos que ficam evidentes ao observarmos o spoiler sob do farol, as carenagens laterais em forma de “Z” e demais elementos que criam uma estética forte, exclusiva e absolutamente atual.

O atento estudo aerodinâmico aliado à centralização das massas resultou em agilidade, e, para maior conforto a alta velocidade, a porção frontal da Forza 350 tem a capacidade de gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento e assim diminuindo estresse e cansaço na pilotagem em velocidade.

O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado de porta USB-C.

A Smart Key da Forza 350 controla o botão da ignição e a trava do compartimento sob o assento. Com a Smart Key no bolso do condutor, abertura do banco e acionamento de ignição são ativadas automaticamente, e travadas quando o condutor se afasta.

Os piscas dianteiros e traseiros da Forza 350 têm uma nova função de sinalização de frenagens de emergência por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Quando o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a alta velocidade para alertar os outros veículos.

O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, com um mostrador digital ao centro que permite três opções de visualização: 1) hodômetro totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.

O quadro tubular de aço, resistente e leve, é o grande responsável pela excepcional maneabilidade da Forza 350. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o ângulo da coluna de direção de 26,5° e o trail tem 89 mm, medidas que se traduzem em uma geometria ágil que exalta a excelência da ciclística. O radiador colocado à frente do reservatório de combustível oferece excelente capacidade de arrefecimento; a bateria situada entre o tanque e o compartimento sob o assento contribui para a centralização das massas. O peso seco é de 176 quilos.

A altura do assento em relação ao solo é de 780 mm e a posição de pilotagem é natural, favorecendo a visibilidade a toda a volta. A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem tem 580 mm de largura quando os espelhos retrovisores estão posicionados a largura total atinge 860 mm; dimensões muito compactas em se tratando de uma scooter desta categoria, e que facilita a progressão no meio do trânsito das cidades.

A suspensão dianteira do tipo telescópico tem curso de 100 mm e é complementada pelo par de amortecedores traseiros — montados em braço oscilante de alumínio — que possuem 115 mm de curso e permitem 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola.

A roda dianteira de 15 polegadas de alumínio fundido conta com um pneu 120/70-15 e a roda traseira, de 14 polegadas, um pneu 140/70-14. Tais escolhas visaram oferecer o máximo conforto, desempenho e capacidade de tração. A frenagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás por outro disco de 240 mm, ambos com ABS.

Deixe um comentário