A Maserati entregou ao primeiro cliente o MCXtrema, o superesportivo exclusivo para pista mais potente da marca, em um momento histórico em Laguna Seca, durante a Monterey Car Week.
“Ver o MCXtrema ganhar vida foi uma jornada gratificante. A Maserati revelou o conceito aqui em Monterey há apenas um ano e agora estamos entregando o primeiro em Laguna Seca”, disse Giovanni Sgro, chefe da Maserati Corse.
Primeira entrega do Maserati MCXtrema aconteceu durante a Monterey Car Week
O Maserati MCXtrema, a “fera” de 730 cavalos do Trident, retornou a Monterey, desta vez a caminho de sua parada final durante o tour Monterey Car Week. Com a intenção de quebrar o molde, o MCXtrema incorpora o DNA da Maserati e o desempenho que define cada criação da icônica marca italiana.
Com apenas 62 unidades produzidas globalmente, este espetáculo de edição limitada combina design requintado com dinâmica de corrida incomparável.
Esta ocasião especial em Laguna Seca serviu como a estreia do motor de corrida Nettuno V6 3.0L biturbo na América do Norte, onde foi ouvido rugindo e correndo pela pista pela primeira vez.
O MCXtrema passou por uma série de testes rigorosos, culminando com esta entrega do exemplar principal no final do verão de 2024. Dada sua natureza somente de pista, foi apropriado que a primeira entrega ao cliente tenha ocorrido em um dos circuitos mais famosos do mundo durante a Monterey Car Week.
O Maserati MCXtrema exibe o auge da inovação automotiva
O momento de entrega foi destacado pela presença do piloto de testes chefe da Maserati, Andrea Bertolini, conhecido por seu sucesso na classe GT com quatro títulos mundiais a bordo do lendário Maserati MC12.
Bertolini levou o MCXtrema em suas voltas inaugurais na icônica pista de Laguna Seca, exibindo as capacidades do carro com seu novo proprietário ao lado dele antes de entregar as chaves pela primeira vez. Esta entrega cerimonial celebrou a jornada notável do carro do conceito à realidade, com o papel fundamental de Bertolini em seu desenvolvimento por meio de rigorosos testes de simulação.
O Maserati MCXtrema exibe o auge da inovação automotiva, misturando artesanato italiano com tecnologia de ponta. Esta obra-prima exclusiva para pistas é um dos carros de desempenho mais potentes da Maserati, desenvolvido com extensa análise virtual para garantir o desempenho ideal. Aproximadamente 200 horas foram gastas no simulador dinâmico da Maserati, complementadas por 1.000 horas de análise virtual detalhada em várias simulações.
Construído em quatro anos de desenvolvimento do MC20 e subsequentes avanços no motor, o Maserati MCXtrema se destaca no desempenho em pista. Projetado pelo Maserati Centro Stile e 100% feito na Itália, ele combina beleza com funcionalidade para aerodinâmica e manuseio superiores.
A Maserati decidiu tornar o universo dos proprietários do MCXtrema ainda mais diferenciado com o MCXperience, uma experiência do cliente projetada para oferecer uma série de serviços reservados aos clientes da “fera”: um clube exclusivo para eles mergulharem completamente no mundo das corridas da Maserati, ao lado de pilotos profissionais e técnicos da Maserati Corse Services.
A MCXperience também oferece o serviço Concierge para acesso a experiências na pista, bem como o kit MCXtrema Racing, projetado para pilotos pelo Maserati Centro Stile em conjunto com a Sparco, líder global em roupas e equipamentos técnicos para automobilismo, para que eles se sintam como verdadeiros pilotos no MCXtrema.
O MCXtrema passou por uma série de testes rigorosos, culminando com esta entrega do exemplar principal
“Foi um trabalho de amor, com inúmeras horas de trabalho duro e dedicação de nossa equipe. Este carro realmente incorpora o espírito da Maserati, combinando a tecnologia mais avançada com nosso artesanato italiano exclusivo. É uma honra fazer parte deste marco e compartilhá-lo com nossos clientes apaixonados. Muito por respeito aos nossos clientes, confirmar a propriedade do MCXtrema continua sendo um processo de seleção exclusivo – do início ao fim. Quando decidimos desenvolver um dos carros de pista mais potentes da longa história da Maserati, também queríamos identificar os 62 indivíduos únicos não como proprietários, mas como guardiões de um rico legado”, finaliza Sgro.