Outros
Bugatti W16 Mistral estabelece recorde mundial de velocidade

A Bugatti, renomada por seus momentos icônicos e inovações no setor automotivo, escreveu mais um capítulo na história ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para carros conversíveis com o W16 Mistral. O veículo alcançou a marca de 453,91 km/h, consolidando-se como o carro conversível mais rápido do mundo.
Bugatti W16 Mistral alcançou a marca de 453,91 km/h, consolidando-se como o carro conversível mais rápido do mundo
O feito foi realizado nas instalações da ATP Automotive Testing Papenburg GmbH, na Alemanha. Esta conquista segue uma tradição de recordes mundiais da Bugatti, que começou em junho de 2010, quando o Veyron 16.4 Super Sport atingiu 431,07 km/h. Em 2019, o Chiron Super Sport 300+ quebrou novamente o recorde de velocidade para carros fechados ao atingir 490,48 km/h. Três anos após a conquista do Veyron 16.4 Super Sport, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse estabeleceu um novo recorde para carros conversíveis, alcançando 408,84 km/h com o teto aberto.
O W16 Mistral, um carro único, foi submetido a meses de preparação e testes meticulosos para explorar suas capacidades. Em 9 de novembro, o projeto atingiu seu ápice em Papenburg, com a presença de convidados ilustres, incluindo o CEO da Bugatti Rimac, Mate Rimac, a equipe de gestão sênior e técnicos do projeto.
Andy Wallace, Piloto Oficial da Bugatti e vencedor das 24 Horas de Le Mans, assumiu o controle do W16 Mistral World Record Car, aquecendo os pneus de alto desempenho em uma volta antecipatória. Ao acelerar para 200 km/h na curva do circuito, Wallace aumentou a velocidade, liberando toda a potência do veículo na reta, alcançando a nova marca de 453,91 km/h. O recorde foi oficialmente confirmado pela SGS-TÜV Saar GmbH.
“Durante o programa de testes, foi incrível sentir a estabilidade do carro – parecia que queria ir ainda mais rápido”, explicou Andy Wallace. “A experiência foi extremamente emocionante; sentir as forças elementares do cockpit aberto e o som do imenso motor W16 tornou a conquista incrivelmente emotiva. Um recorde como este expande os limites da inovação automotiva e exige imenso foco, dedicação e trabalho em equipe. É um verdadeiro testemunho da paixão de todos na Bugatti por fazer história.”
Bugatti W16 Mistral estabelece recorde mundial de velocidade
Pela primeira vez na história da Bugatti, o proprietário do veículo esteve presente para testemunhar o evento recordista. O cliente teve a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva durante o fim de semana em homenagem ao dia memorável. Ele também acompanhou Andy Wallace em outra corrida de alta velocidade, quase atingindo a mesma marca, estabelecendo possivelmente um recorde não oficial para o passageiro mais rápido da história.
O cliente do W16 Mistral World Record Car possui uma coleção única de Bugatti, incluindo o Veyron 16.4 Super Sport, Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e Chiron Super Sport 300+. Cada ícone faz parte da excepcional coleção The Singh Collection, que celebra as conquistas aspiracionais da comunidade de Punjab, na Índia.
O W16 Mistral World Record Car apresenta acentos inconfundíveis em ‘Jet Orange’ na carroceria e nas rodas, evoluindo a cor original dos carros recordistas Veyron para definir o recordista Chiron e W16 Mistral, combinado com um exterior em carbono preto visível. O design interior continua com características acentuadas em laranja, imergindo o motorista na aura da conquista recordista.
Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac, refletiu sobre o momento histórico: “Desde a fundação da Bugatti em 1909, a marca buscou superar os limites percebidos de luxo, elegância e desempenho. Os carros recordistas da Bugatti ao longo da história representam o ápice da velocidade e poder, redefinindo o que os veículos Bugatti são capazes de alcançar. Com a conquista incomparável do W16 Mistral World Record Car, vemos não apenas a repetição da história, mas a criação de uma nova história. Estamos imensamente orgulhosos de toda a equipe que tornou essa realização possível, definida pela paixão e busca pela perfeição. Isso é o que define a Bugatti – e torna suas conquistas verdadeiramente incomparáveis.”