A Gordon Murray Special Vehicles (GMSV) apresentou oficialmente o Le Mans GTR, um supercarro que homenageia os lendários longtail racers das décadas de 1970 a 1990. O Le Mans GTR é um dos dois modelos revelados pela GMSV, que atua em três frentes: SV Design, Heritage e Bespoke.
GMSV revela modelo exclusivo com foco em engenharia e legado histórico
“Longtail racing cars perfeitamente combinam benefício aerodinâmico e equilíbrio estético. Sempre admirei essa mistura de engenharia pensada e design fluido”, afirmou o professor Gordon Murray, presidente executivo do grupo. O novo modelo foi desenvolvido com base em sua filosofia de leveza, arte da engenharia e perfeição na condução.
A produção será limitada a 24 unidades, número que remete às 24 horas da tradicional corrida de Le Mans. Todos os exemplares já foram vendidos, com entrega prevista para 2026. A comercialização foi realizada em parceria com a Joe Macari Performance Cars, que selecionou individualmente os proprietários de cada veículo. Os valores não foram divulgados.
O Le Mans GTR utiliza o motor V12 de alta rotação da GMA, com transmissão manual de seis marchas. No entanto, quase todos os demais componentes foram redesenhados. O modelo incorpora controle passivo da camada limite, difusores traseiros duplos, saias laterais profundas e um aerofólio traseiro de largura total, otimizando o equilíbrio entre arrasto e força descendente.
A estrutura do carro foi projetada para oferecer desempenho elevado tanto em pista quanto em estrada. A suspensão é mais rígida e leve, com bitola ampliada e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. O sistema de refrigeração foi aprimorado com entradas de ar laterais e maiores aberturas frontais. O motor é montado de forma sólida, solução que minimiza ruídos e vibrações sem comprometer a dinâmica.
Todos vendidos em minutos: o supercarro secreto que ninguém viu chegar
O interior do Le Mans GTR mantém a qualidade dos modelos da GMA, mas com foco acentuado na experiência de condução. Todos os componentes voltados ao motorista foram redesenhados, incluindo painel, comandos, pedais e assentos. Os clientes podem personalizar materiais e cores, homenageando carros históricos ou criando configurações modernas com o time de design da GMSV.
Phil Lee, CEO do Gordon Murray Group, destacou o papel da nova divisão: “A GMSV nos permite explorar tendências centrais como perfeição na condução, leveza, arte da engenharia e exclusividade, impulsionadas pela imaginação dos nossos clientes. Já estamos desenvolvendo novos modelos e queremos colaborar com os entusiastas mais apaixonados do mundo.”
A GMSV foi criada para atender à demanda crescente por veículos únicos, que vão além dos padrões convencionais. Com o Le Mans GTR, a empresa reforça seu compromisso com a excelência técnica e o legado de Gordon Murray, oferecendo uma interpretação contemporânea dos carros que marcaram época nas pistas de Le Mans.