A JCB estabeleceu um recorde de velocidade com o Hydromax movido a hidrogênio nas salinas de Bonneville, nos Estados Unidos, ao registrar média de 592,8 km/h na categoria Blown Gas Streamliner da Southern California Timing Association (SCTA). Conduzido por Andy Green durante a Bonneville Speed Week, o veículo completou as duas passagens exigidas em dias consecutivos e superou a marca anterior, estabelecida em 2010. O resultado antecede a tentativa da equipe de obter um recorde mundial reconhecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Protótipo com dois motores a hidrogênio estabelece marca antes de tentativa da FIA

“Alcançar 592,8 km/h é uma conquista para toda a equipe do JCB Hydromax. Isso mostra do que os motores a hidrogênio da JCB são capazes antes de nossa tentativa de recorde mundial da FIA”, afirma Lord Bamford, presidente da JCB. Segundo o executivo, o projeto busca demonstrar o desempenho da tecnologia de combustão a hidrogênio em uma aplicação voltada à velocidade.
O Hydromax registrou 590,9 km/h na primeira passagem e atingiu velocidade máxima de 594,7 km/h na segunda. A média de 592,8 km/h determinou o novo recorde da SCTA, acima dos 560,6 km/h alcançados pelo Spectre Streamliner em 2010. A categoria não tinha seu recorde superado havia 16 anos.
Com 9,75 metros de comprimento, o veículo utiliza dois motores de combustão interna a hidrogênio derivados das unidades de produção da JCB. A equipe prepara os propulsores para alcançar potência combinada de 1.600 cv durante a próxima etapa do programa, destinada à tentativa de recorde mundial da FIA.
“Foi um prazer voltar às salinas, competindo na Speed Week ao lado de outras equipes. As salinas de Bonneville são a casa do recorde mundial de velocidade terrestre, onde os competidores podem levar os limites da física e da inovação adiante”, afirma Andy Green, responsável pela condução do Hydromax. O piloto detém a marca de 1.227,9 km/h e foi a primeira pessoa a romper a barreira do som em terra.
JCB Hydromax supera 592 km/h e estabelece recorde em Bonneville

O programa do Hydromax soma 44 passagens realizadas até o momento. A sequência de testes foi utilizada para aumentar progressivamente a velocidade, coletar dados e avaliar o comportamento dos motores e do veículo antes da tentativa supervisionada pela FIA.
A JCB também utiliza o projeto para dar continuidade a iniciativas anteriores relacionadas a recordes de velocidade. Em 2006, o Dieselmax alcançou 563,4 km/h em Bonneville com dois motores a diesel da fabricante. Em 2019, o trator Fastrac chegou a 217,6 km/h, enquanto a retroescavadeira JCB GT registrou 116,8 km/h em 2014.
Após a Speed Week, a equipe permanecerá em Bonneville para a tentativa da FIA. Com os dados obtidos no recorde da SCTA e o aumento previsto da potência dos dois motores, o próximo estágio será dedicado à busca de uma marca mundial reconhecida pela entidade responsável pela regulamentação internacional do automobilismo.






